Páginas

Comentários do Facebook

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Seu casamento vai bem?

Sabe-se que a primeira condição para que se inicie qualquer projeto bem sucedido, em qualquer área da vida, é querer. Nada pode seguir adiante sem que haja disposição interior para isso. No casamento ocorre o mesmo.
Ouve-se que o sucesso no casamento depende do diálogo. E isso, até certo ponto é verdade. Mas sabe-se que, na maioria das vezes, o diálogo entre casais não passa de conversa vazia, na qual um não presta atenção ao que o outro diz. Cada qual quer mesmo é expor seus próprios pensamentos e afirmar suas opiniões e assim valer valer somente o que pensa. Não há genuína vontade de compreender o outro; não há disposição de compartilhar nem de dialogar. Às vezes, o suposto diálogo não passa de exposição unilateral das frustrações de cada um. Neste sentido, fica claro que, a pessoa frustrada nas suas próprias expectativas, tende a lançar sobre o seu parceiro a sua frustração. Assim, na tentativa de fugir das suas próprias responsabilidades, o casal parte para acusação. O casamento então torna-se um espaço intolerável que desembocará em distanciamento, amargura e, se não houver tratamento, em separação.
Seria pura tolice acreditar que o sucesso do casamento depende do conhecimento prévio. Ninguém conhece devidamente o outro antes de casar. O casamento é feito das coisas simples e significativas que ocorrem na vida diária do casal.
Temos que compreender também que o casamento é um projeto de longo prazo: "até que a morte separe". Portanto, invista todo o seu esforço no sentido de promover a felicidade do seu casamento. Neste sentido, exercícios diários de tolerância associadas a pequenas gotas de carinho e afeto vão fazer toda a diferença. Experimente!

Grande Abraço!

Pr. Ribamar Ericeira



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Santidade, um pré-requisito para o mover de Deus - Ageu 2.10-23

SERMÃO PREGADO PELO PASTOR RIBAMAR ERICEIRA EM 05 DE SETEMBRO DE 2010

INTRODUÇÃO: N o cap. 1 de Ageu, a vós profética provoca um avivamento que leva o povo a reconstruir o templo que estava em ruinas. O cap. 2.1-9, fala de do saudosismo e do desânimo e como podemos vencê-los. Hoje veremos que atitude devemos ter para manter o mover de Deus em nós:

I. Dizer não à espiritualidade permissiva (vv. 10-14) – É espiritualidade formal, sem santidade.

1.1. Não basta observar a lei, é preciso integridade – verdade no íntimo (v.12,13). Fazer coisas certas não elimina o mal que está dentro de nós(BLH;BV) – “carne santa” – carne dos sacrifícios que lhes era permitido usar, não tornaria o serviço do santuário mais santo.

· O exemplo do jovem rico – religiosidade é exterior

  1. Servir ao Senhor exige coração puro (vv.14,15). Para Deus o ser – a motivação correta - vem sempre antes do fazer (Is 1.11-16).
  2. Coração errado gera serviço errado e atrai a maldição. Veja o exemplo de Caim. Antes de rejeitar a sua oferta, o próprio Caim já havia sido rejeitado!

1.2. Prestar serviço a Deus sem integridade, tem consequências (vv. 15-19ª) “Ponham o coração (princípios) nisso, senão tudo vai dar errado” (v.15, B.V.) E aí vem a lista de consequências.

1.3. A verdadeira espiritualidade vem acompanhada de santidade prática. O que é isso?

1. É obedecer ao que Deus diz; é abominar o que ele abomina; é amar o que Ele ama; É estar decidido a agradar ao Senhor, seja qual for o sacrifício (Rm 7.22). Significa esforçar-se por viver uma vida mais próxima possível do exemplo de Jesus .

  1. É DESEJAR SER COMO JESUS: (1 Jo 2.6; 1 Pe 2.21)

Jesus foi santo, você desejará ser santo; Jesus foi uma pessoa equilibrada, você também desejará ser.

Ele foi abnegado, você também o será;

2.1. É uma decisão – “Desde este dia”. Que dia?

  1. O Dia em que vocês decidiram acertar o coração e priorizar o meu Reino;
  2. O dia em que vocês decidiram viver em pureza diante de mim;
  3. O dia em que vocês decidiram não mais misturar o mal com o bem

II. Santidade prática é pré-requisito para o desfrute da bênção de Deus (v.19b)

2.1. É uma decisão – “Desde este dia”. Que dia? – É O DIA “D”

  1. O Dia em que vocês decidiram acertar o coração e priorizar o meu Reino;
  2. O dia em que vocês decidiram viver em pureza diante de mim;
  3. O dia em que vocês decidiram não mais misturar o mal com o bem
  4. O Dia em que vocês decidiram acertar o coração e priorizar o meu Reino;
  5. O dia em que vocês decidiram viver em pureza diante de mim;
  6. O dia em que vocês decidiram não mais misturar o mal com o bem
  7. O dia em que vocês decidiram não ser mais ouvintes negligentes;
  8. O dia em que vocês decidiram guardar a minha Palavra!
  9. TOME UM DECISÃO! HOJE É O SEU DIA “D”

2.2. A decisão por retidão atrai a bênção do Senhor (v. 19): “Eu vos abençoarei”!

  1. Haverá abundância! Já não se dirá: não há semente (v.19). A semente é garantia de frutos!
  2. A videira, figueira, a romeira, a oliveira vão produzir! Essas plantas são símbolos da vida espiritual! Falam de alegria, alimento, cura, unção de Deus!

2.3. Santidade prática é garantia de vitória sobre O Adversário (vv.20-23)

  1. “Farei abalar...!” Destruirei carros... Cavalos e cavaleiros – símbolos do poder do exército do Malígno
  2. “Derribarei... Tronos e reinos” – aquilo que aparentemente já está estabelecido como governo

3.4. A santidade prática trará a autoridade de Deus para a nossa vida (v.23)

  1. - “Tomar-te-ei...” És tímido? Deus vai te tomar!
  2. “Servo meu...” –Deus pode te chamar de servo? ELE SABE, POR ISSO ELE CHAMA VOCÊ DE SERVO!
  3. “Porque te escolhi... Te farei um anel de selar” – Símbolo da autoridade Dele! Lembra do filho pródigo? Ele recebeu um anel! (Lc 15) Você é escolhido! A autoridade dele está sobre você (Mc 16.17-18)

CONCLUSÃO:

  1. Deus quer um coração íntegro e uma vida santa, antes que você faça coisas para ele;
  2. Ele não chamou você para fazer coisas; ele chamou você para ser santo e para gerar a vida dele na vida de outros... Ele deseja que você ame o que ele ama; Ele deseja que você seja um imitador de jesus Ele convida você hoje a tomar uma decisão; a decisão de viver para agradar o seu coração. A santidade, atrairá a bênção de Deus sobre a sua vida;
  3. A santidade fará de você uma pessoa destemida e vitoriosa contra os seus inimigos espirituais; eles irão fugir; eles irão cair diante de você, porque você é um servo Ele convida você hoje a tomar uma decisão; a decisão de viver para agradar o seu coração. A santidade, atrairá a bênção de Deus sobre a sua vida;
  4. A santidade fará de você uma pessoa destemida e vitoriosa contra os seus inimigos espirituais; eles irão fugir; eles irão cair diante de você, porque você é um servo amado do coração de Deus; Porque a autoridade de Deus (O seu anel de selar) estará sobre você, Ninguém te poderá resistir.

Seja um cristão vitorioso

Crente no sentido bíblico, é todo aquele que teve seu espírito regenerado pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus (Jo 3.5-9). A esse, o Senhor garante a plena vitória sobre Satanás e sobre todo tipo de espírito maligno.

A Bíblia mostra com muita clareza que Cristo, ao morrer e ressuscitar, derrotou completamente a Satánas (Cl 2.15; Hb 2.14,15) e que o seu triunfo na cruz garante a vitória de cada um de nós (Rm 5.12-19). Mostra-os ainda que foi por meio da Redenção que ficamos legalmente livres de todos os poderes das trevas (Lc 10.17-20; 2 Co 4.4). Neste sentido, podemos afirmar que estamos acima desses poderes e não devemos temê-los.

Bem, mas se queremos ser vitoriosos no dia-a-dia, é imprescindível viver uma vida santificada, livre de todo engano. Aqueles que pretendem ser vitoriosos não podem e não devem ser desobedientes à vontade de Deus (Ef 4.17-32); também não podem ser acusadores, orgulhosos, hipócritas, facciosos, desobedientes aos pais, etc.

Na epístola de Tiago encontramos uma “receita” simples e eficaz na vitória contra Santanás: “Submetei-vos, a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4.7). Paulo, por sua diz que precisamos está vestidos da “armadura de Deus” (Ef 6.10-18).

Em suma, ser vitorioso contra Satanás e seus poderes, depende de uma vida espiritualmente coerente, pautada pela verdade, pela sinceridade, pelo amor. Sem isso, não passamos de religiosos travestidos de “santo” e, consequentemente, derrotados.

Submeta-se a Deus, viva harmonia, não faça nada para sua própria glória e exerça a autoridade que o Senhor lhe deu! Seja um cristão vitorioso!

Grande Abraço!

Pr.Ribamar Sousa

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O EIXO DO MAL

A palavra eixo tem sido usada para definir a aliança entre nações de sistema político idêntico. Na época da segunda grande guerra, referia-se ao pacto entre a Alemanha nazista e a Itália facista. Pouco mais tarde, o Japão engrossou esse famoso e terrível eixo. Hoje, certa nação ocidental está chamando de eixo do mal certas nações orientais supostamente envolvidas com práticas terroristas.
Contudo, a expressão eixo do mal assenta como uma luva quando se refere à união de três forças distintas mas com propósito iguais: a carne, o mundo e o Diabo.
A carne diz respeito à propensão que todos carregam dentro de si, a rigor, desde o nascimento (is 48.8) ou melhor, desde a concepção (Sl 51.5). O Livro de Eclesiastes diz que "o coração do homem está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida". (Ec 9.3, NVI). Jesus confirma essa análise, ao declarar que as coisas más, como adultérios, arrogância, calúnia, homicídos, imoralidades sexuais, inveja, roubos, etc. vêm de dentro e tornam o homem impuro (Mc 7.20-23). Em entrevista à Folha de São Paulo, o advogado Paul Diamond lembra que "está no cerne da religião cristã que os homens nascem com o coração inclinado a todos os tipos de maldade (FSP, 15/6/, A-12)
O mundo diz respeito à cultura no meio da qual todos os seres humanos nascem e morrem. Porque é habitado e governado não por santos, mas por pecadores, este mundo tem uma estrutura hostil a quem quer ser íntegro e não oferece a essa pessoa nem exemplos nem estímulo nem meios, nem prêmios. Só consegue ser íntegro aquele que nada contra a correnteza, contra o fluxo natural. Esse sistema é chamado de perverso (gl 1.4) e de mundo tenebroso (Ef 6.12). Por essa razão, não se deve amar o mundo nem o nele há, pois 'se alguém ama o munod o amor do Pai não está nele" (1 Jo 2.15). Uma vez que "o mundo todo está sob o poder do Malígno" ( 1 Jo 5.19), o exemplo de Paulo é convincente: "Por meio da cruz, o mundo está morto para mim e eu estou morto para o mundo" (gl 6.14, NTLH).
O Diabo diz respeito a um ser extraterrestre, anterior ao ser humano, inimigo de Deus, dotado de alguns poderes e relativamente livre. Trata-se de uma pessoa, não de uma mera força. É uma pessoa inteligente, astuta, sutil, insistente, que usa e abusa da mentira (jo 8.44), capaz de fazer grandes estragos na vida humana como na criação de Deus. Certamente não é aquele diabo medieval, pintado e descrito erroneamente, o que tem provocado mais confusão do que esclarecimento, o que tem provocado mais confusão do que esclarecimento, mais dúvida do que certeza e mais zombaria do que medidas preventivas. A liberdade do diabo é limitada e controlado soberanamente por Deus, como se vê na experiência de Jó (Jó 1.12; 2.6) e na de Pedro (Lc 22.31). Ele é chamado de tentador (Mt 4.1; 1 Ts 2.5) e de adversário (1 Pe 5.8). Pouco ou nada se sabe a respeito dele antes da sua primeira icursão na história do Éden (Gn 3.1-7), mas sabe-se o suficiente sobre o seu destino final (ap 20.7-10).
A carne, o mundo e o Diabo - esse é verdadeiramente o eixo do mal. Exceto no cap. 2 da Epístola aos Efésios, os três são mencionados separadamente nas Escrituras, embora tenham sempre o mesmo propósito.
Qualquer um de nós pode subscrever o desabafo do salmista: "Estou em meio a leões ávidos a me devorar" (sl 57.4). O primeiro Leão vive dentro de nós - é a carne; o segundo leão está ao redor de nós - é o mundo; e o terceiro leão está um pouco acima de nós - é o Diabo.
Esses leões internos, externos e esotéricos, não valem nada diante do Leão de Judá (Jesus), que abriu os sete selos para descerrar a história da redenção!
(fonte: Revista Ultimato: maio/junho 2003)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DIGA NÃO AO SAUDOSISMO

Ao olharmos para a trás, para a história das nossas vidas, é possível relembrar os primeiros dias do nosso caminhar com o Senhor. É possível que venhamos a nos emocionar e chorar ao lembrar dos grandes feitos de Deus no passado.

É certo que, a lembrança das suas obras precisa estar sempre diante de nós. Afinal de contas não dá prá esquecer que foi ele quem mudou a nossa sorte e pôs um novo cântico em nossa boca (Salmo 126).

Não podemos ser cristãos sem memória. Mas é preciso tomar cuidado para não cair nas garras do saudosismo, lembrando apenas dos feitos do passado sem perceber que a obra de Deus em nós ainda não acabou. O saudosismo nos impede de continuar buscando o melhor de Deus e ofusca o nosso olhar acerca do derramar da sua bênção hoje. A obra Dele em nós é contínua; é incessante, como nos diz Paulo em 1 Co 2.9: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram e jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. Mas, para ser participante do melhor de Deus, depende muito da sua atitude, do estado do seu coração e da intensidade da sua busca. Depende, sobretudo, da resposta que você dá ao investimento que Ele fez e faz em sua vida todos os dias, através das células, das celebrações, dos Encontros, dos cursos que estão sendo ministrados e das pessoas que Deus levantou para cuidar de você. O saudosismo é uma praga que precisa ser combatida, pois, como temos ouvido continuamente: O MELHOR DE DEUS AINDA ESTÁ POR VIR. Cumpre a você crer e receber!

Deus te abençoe!

Cilene Sousa

CRUCIFIQUE-SE!


O imperativo é forte: crucifique-se. Mas não há outro jeito de alcançar vitória sobre certos ímpetos. Eles são como rios caudalosos em tempo de muita chuva: destroem tudo que está pela frente. Se não forem represados, os ímpetos pecaminosos saem de dentro do coração humano e causam estragos enormes. Uma vez soltas, essas paixões provocam tanto ódio, violência, assassinatos e guerras, como estupro, pedofilia, adultério, práticas homossexuais, sexo com animais e toda sorte de comportamentos degradantes. Quando generalizada, é essa permissividade pecaminosa que torna a vida humana perigosa e insustentável, como hoje se vê.

O que acontece depois de uma verdadeira conversão a Cristo é a vontade e a obrigação de negar-se a si mesmo: “Sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado” (Rm 6.6, NTLH). É por essa razão que Paulo afirma: “os que pertencem a Cristo crucificaram os instintos egoístas junto com suas paixões e desejos” (Gl 5.24, EP). O próprio apóstolo se inclui nesse grupo e confessa: “Por meio da cruz, o mundo [em seu sentido carnal] está morto para mim, e eu estou morto para o mundo” (Gl 6.14, NTLH).

Usa-se a expressão crucificar a carne para relacionar essa ginástica comportamental com a crucificação de Jesus. Se Ele foi capaz de ser obediente “até a morte e morte de cruz” (Fp 2.8), por que os remidos por seu sangue não podem fazer o mesmo?

Crucifique-se. Você mesmo. Com o auxílio de Deus. Porque, como diz o Talmude, “a paixão é, primeiro, uma estranha; depois, torna-se hóspede; e, finalmente, é a dona da casa”. O seu dono não pode ser a paixão, mas o Senhor Jesus Cristo.

Extraído da revista Ultimato. Editora Ultimato, Março-Abril, 2002, Ano XXXV, Nº 275. Seção “Em Letras Grandes”.

VOE ALTO!

No livro de Josué 3.1; 3.7 o Senhor instrui a Josué a ser forte, corajoso e a guardar a Palavra, e a não desviar-se nem para a direita, nem para a esquerda. Tudo isso, porque Josué tinha guerras a enfrentar ao longo da conquista da terra de Canaã. Nós também temos as nossas “guerras particulares”, por isso, devemos ter consciência que o segredo da vitória é andar com o Senhor todos os dias, sendo fiéis seguidores das instruções que ele nos dá na sua Palavra.

Em todas as nossas guerras diárias, nosso refúgio é e será sempre o Senhor. Se compreendermos isso, com certeza triunfaremos! O profeta Habacuque ilustra isso de modo bem claro quando afirma: “O Senhor é a minha fortaleza, faz os meus pés como os da corça; me faz andar altaneiramente...” (Hc 3.1). Mas, o que é andar altaneiramente? É elevar-se; é voar muito alto, cima de qualquer situação que signifique impedimento para o nosso crescimento espiritual. Toda a força que necessitamos e toda coragem para dizer NÃO às tentações, ao erro e a todo tipo de oferta do Maligno, se encontra no Senhor. Para ser vitorioso, basta entregar a vida completamente a Deus a e permitir-se ser guiado por Ele.

Você foi chamado para ser um vencedor. Você foi chamado para andar por lugares altos, como diz a música do “Diante do Trono”: “acima dos problemas/ acima das tribulações/ acima do pecado/acima das tentações/ acima das minhas dores/acima das perseguições/acima deste mundo/ acima das desilusões.”

A garantia da vida vitoriosa em Deus fará com que você seja mais puro, mais santo, mais livre. Quanto mais alto você voar, mais perto estará do Senhor! Portanto, voe alto! Ande sempre por lugares altos! Esse é o propósito de Deus para o vencedor.

Cilene Sousa

terça-feira, 14 de setembro de 2010

TREINADOS PARA VENCER

Você nasceu para liderar. O princípio divino da liderança foi colocado em cada um de nós. Embora na prática, uns liderem e outros sejam liderados, isso não significa que uns podem ser líderes e outros não. Você já ouviu falar do dito popular, "ninguém nasce sabendo"? Em se tratando de líderes essa é uma verdade que precisa ser bem compreendida e até desenvolvida. Não nascemos prontos para liderar, mas somos potencialmente líderes. A potência que se acha em nós poderá desenvolver-se, basta que procuremos compreender melhor quem somos em Deus e o que ele deseja para cada um de nós.
Liderança é algo que se desenvolve. Desse modo, o primeiro passo para líderar é desejar; isto sem vaidades ou ambições erradas no coração. A partir do momento que que eu descubro que o Senhor me chamou para liderar, automaticamente eu preciso desejar isso. O passo seguinte é investir. Investir em mim mesmo quer seja pelo meu próprio esforço, quer seja aproveitando outras oportunidades que são postas diante de mim para que e aprenda e cresça. Ninguém é, necessariamente vocacionado para ser líder. Líderes são formados, edificados, treinados, preparados para a função de liderança. Neste sentido, até para dirigir a minha própria vida eu preciso de preparo!
Outro fator importante quando consideramos a questão da liderança é a ATITUDE. Se compreendo que Deus me chamou para ser um líder espiritual no meio da terra que multiplique discípulos e assim faça crescer o seu Reino, preciso ter atitude condizente com esse chamado. Uma dessas atitudes é estar aberto aprender. Todo líder que deseje de fato liderar, tem que ser ensinável. Orgulho e arrogância são ingredientes que não combinam com uma boa liderança.
Liderança é valorizar aquilo que o Senhor pôs dentro de cada um de nós e tomar uma decisão; a decisão de crescer, de avançar e de cumprir o propósito de Deus. Em nossa igreja, valorizamos a liderança de cada membro. Entendemos que cada membro é um líder que precisa ser treinado para exercer sua função no Corpo de Cristo. Daí o slogan "cada crente um ministro", ou seja, um líder que, uma vez treinado, poderá exercer a função de pastor de um "grupo pequeno", ou de um agrupamento de pequenos grupos.
A liderança é a chave para o crescimento efetivo da igreja! Sem formação adequada da liderança nenhum projeto de igreja pode seguir adiante. Pensando nisso realizamos o nosso primeiro TLC - TREINAMENTO DE LÍDERES DE CÉLULAS, nos dias 10 e 11 de setembro. Os líderes, além do conhecimento adquirido para melhor liderar suas células, foram grandemente tocados pelo Senhor. Houve um derramar do Espírito acompanhado de paixão e quebrantamento!
Por tudo isso que foi expresso, é tão importante que você tome uma posição diante do Senhor e assuma o seu papel. Prontifique-se a liderar, prontificando-se a aprender! Fique de olho na agenda dos próximos treinamentos e dos cursos de liderança!

Grande Abraço!
Pr. Ribamar Ericeira Sousa


PÁGINA RADICAL

quarta-feira, 2 de junho de 2010

INTEGRIDADE E SANTIDADE

A Bíblia é enfática ao afirmar que sem santidade ninguém verá o Senhor. Diz ainda que todo o nosso ser - espírito, alma e corpo - deve ser achado íntegro e irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Ts 5.23). Nesse sentido, fica claro que o chamado de Deus não é somente para fazer coisas no Reino. É, sobretudo, para viver um estilo de vida reto semelhante ao que norteou a Vida de Jesus, o nosso maior exemplo.
Ora, sabemos que não é fácil ser íntegro. Por que? Porque a integridade é uma qualidade interior, fácil de ser substituida pela falsa piedade ou por uma espiritualidade travestida de boas intenções. É, portanto, mais fácil ter boas intenções do que ser íntegro. Sabe-se porém que, de acordo com o ensino das Escrituras, boas intenções não bastam na nossa relação com o Rei Jesus. A integridade sim, fará toda a diferença. Basta lembrar de Jó (Jó 1.1). Esse homem era "reto e temente a Deus". Em outras palavras: Jó possuía integridade - uma espécie de retidão abrigada no espírito que nos impedem de ter motivações erradas. A integridadeiridade é que fornece o duporte para as boas obras da fé, conforme nos ensina Tiago na sua espístola. Assim, se "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11.6), sem integridade é impossível ser cristão.
Ora, é fácil fazer coisas e não ser íntegro; é fácil liderar e não ser íntegro; é fácil pregar, cantar, ensinar e não ser íntegro. Mas, é impossível agradar o coração de Deus sem integridade! Neste sentido, a verdadeira fé, a fé bíblica e um espírito íntegro são parceiros íntimos. Um não anda sem o outro. Portanto, temos que tomar todo o cuidado! O desafio da vida cristã é ser "sal e luz todos os dias"!
Temos que tomar cuidado com as nossas atitudes e não esquecer que Deus julgará as nossas obras, a partir das suas motivações! O que tem motivado você a tomar as decisões que tem tomado ultimamente? É a glória de Deus ou a sua vaidade e orgulho? Pense bem, o orgulho precede a ruina! Deus rejeita os orgulhosos e rebeldes, mas dá graça aos humildes!
Nosso lema é que cada cristão seja um vencedor. Você deseja ser um vencedor? Então, antes de mais nada, procure ser íntegro em tudo!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Casamento: maravilhoso ou frustrante?

O casamento é, sem dúvida, o mais gratificante e o mais difícil de todos os relacionamentos. Prá saber mesmo, só casando. Teve início quando Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei um adjutora." (Genesis 2.18).
Bem, embora seja uma criação divina, sabe-se que não há casamentos perfeitos. A razão disso é muito simples; somos todos seres imperfeitos. Assim, não há quem consiga satisfazer plenamente às necessidades de outra pessoa. As diferenças são muitas: genéticas, culturais, ambientais, emocionais, valores, gostos, objetivos, e por aí vai. A lista é quase infinita.
A mulher quer proteção, apreciação, atenção, gentileza. Além disso, quer liberdade e autonomia. Intuitivamente, porém, ela busca um homem que não ceda a todos os seus impulsos e que seja sábio o suficiente para estabelecer os limites necessários a uma boa convivência.
Para a mulher, pequenos atos de afeição e elogio têm grande significado. Ela anela ter os seus valores reconhecidos pelo marido, mesmo que aparentemente sejam infantis ou irrelevantes. Ela necessita que o marido lhe transmita segurança. Ela também precisa sentir-se feminina e sobretudo, percebida como a sua amante exclusiva a quem é dirigida inteira atenção e carinho. Ao homem, na maioria das vezes, séxo é o bastante. A mulher quer afeição sem séxo. Séxo para ela precisa ser resultante da relação afetiva construída pelo marido. De outro modo, ela sentir-se-á frustrada. Além disso, o marido precisa demonstrar interesse pelas coisas que dizem respeito ao universo feminino, sem acusá-la de ser ilógica ou irracional. Sem essa devida atenção a mulher poderá sentir-se frustrada e afrontada e partir para a agressão verbal, tudo para chamar a atenção para ela.
Ufa! Tudo isso? - Você deve estar se questionando. Qual deve ser o "caminho" para o entendimento e a bom convivência? A resposta bíblica é: "Seja pronto para ouvir e tardio para falar" (Tg 1.19). Ouvir sem discutir as minúcias de cada coisa é a solução!
O homem também tem suas necessidades. Ele também tem suas necessidades. Ele também quer sentir-se cuidado, compreendido e valorizado. A força da sua personalidade deve ser sempre ressaltada pela esposa. Seu trabalho precisa ser reconhecido e elogiado. O trabalho é uma extensão da sua personalidade. Ele funciona melhor quando a esposa o convence com gentileza. Ele precisa sentir-se no comando. Qualquer pressão só desenvolverá nele mais dureza e resistência. Ele pode achar que a sua masculinidade está sendo ameaçada!
A conclusão a que se chega é que não existe compatibilidade total entre marido e mulher, nem incompatibilidade tal que não possa ser superada! Cada um deve respeitar as diferenças um do outro e exercitar o diálogo e o cuidado mútuos. Agindo assim, seremos mais que vencedores também no casamento!

Pr. Ribamar Ericeira Sousa e Cilene Sousa