Páginas

Comentários do Facebook

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ANTENADO NA ESTAÇÃO DO CRIADOR: 2 cO 5.17

Você é uma nova criatura pela fé, passou a ter sua vida ligada a Jesus. Mas, como manter a vida ligada à ele todos os dias? Hoje estaremos estudando sobre oração. Apesar de falarmos muito sobre esse assunto, poucos são os que oram de verdade. Veremos brevemente os seguintes tópicos: 1. O que é oração? 2. Por que devemos orar? Orar em nome de quem? Como deve orar para que obtenha resposta? Fique ligado!

O QUE É ORAÇÃO? A Bíblia não nos dá uma definição de oração, mas podemos afirmar que orar é falar com Deus, seja em pensamento ou em palavras; seja particularmente, seja em público. Por meio da oração adoramos a Deus, confessamos pecados, agradecemos, intercedemos por nós e pelos outros. A oração move a mão de Deus em nosso favor e gera fervor e paixão em nosso coração.

Alguns têm vergonha de orar em público, e aí usam as seguintes desculpas: 1.Eu não sei orar bonito 2.Tenho medo de me dar um branco na hora 3. Eu não sei o que dizer, 4. Tem gente que ora melhor do que eu.

REFLITA: Você tem vergonha de orar na frente dos outros? Faz sentido a gente não orar em público só por vergonha do que os outros possam pensar?

POR QUE DEVO ORAR? Veremos alguns motivos para se manter plugado por meio da oração:

1. Para confessar os seus pecados (Salmo 51). Observe e responda:

a. O que Davi está pedindo no v.1?

b. Que expressão ele usa para pedir perdão? (v.2)

c. Depois de confessar seus pecados o que Davi pede? (v.10)

2. Para adorar e agradecer (Salmo 103). Adorar é reconhecer a Deus como Soberano e curvar-se diante Dele em louvor e admiração!

a. Como o salmista desejou adorar a Deus? (v.1)

b. Quais os atributos de Deus são reconhecidos pelo salmista? (v.8)

REFLITA: Quais outros atributos divinos você pode lembrar agora? Libere palavra de adoração citando esses atributos.

3. Pedir (Salmo 25). Leia o Salmo e destaque os pedidos feitos pelo salmista. Quando você estiver se sentindo sozinho e triste, conte a Deus o que está sentindo. Ele vai entender você e irá trazer consolo ao seu coração!

REFLITA: E aí, vai encarar essa de orar ou não vai? Acha que a vida funciona sem oração? Somos uma igreja em células e temos oração de terça a sábado no prédio. Aparece lá! Você pode também ter uma agenda pessoal de oração com um momento diário só para você e Deus!

4. Oração deve ser em nome de Jesus (João 14.13,14). Jesus é o Mediador entre nós e o Pai. “Em nome de Jesus”, não é uma frase mágica que basta mencionar e pronto. Não! O que temos aí é um princípio a ser seguido: só por meio de Jesus nós podemos nos apresentar diante do Pai.

5. A sua oração deve estar de acordo com a vontade de Deus (1 Jo 5.14). O que esse texto nos ensina?

a. É a minha vontade ou a Dele? Leia Tiago 4.3 e responda: por que Deus não responde a algumas orações?

b. Leia João 15.7 e responda: qual o meio de termos as nossas orações respondidas? Permanecer em Jesus é estar disposto a submeter-se à sua vontade, custe o que custar! Os seus ensinos devem guiar tudo que sinto, penso e faço! O que você e eu precisamos fazer para permanecer em Jesus e Ele em nós?

CONCLUSÃO: Deus só responde a orações daqueles que andam em retidão diante dele e cujo coração está disposto a obedecer-lhe em tudo!