Páginas

Comentários do Facebook

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Seu casamento vai bem?

Sabe-se que a primeira condição para que se inicie qualquer projeto bem sucedido, em qualquer área da vida, é querer. Nada pode seguir adiante sem que haja disposição interior para isso. No casamento ocorre o mesmo.
Ouve-se que o sucesso no casamento depende do diálogo. E isso, até certo ponto é verdade. Mas sabe-se que, na maioria das vezes, o diálogo entre casais não passa de conversa vazia, na qual um não presta atenção ao que o outro diz. Cada qual quer mesmo é expor seus próprios pensamentos e afirmar suas opiniões e assim valer valer somente o que pensa. Não há genuína vontade de compreender o outro; não há disposição de compartilhar nem de dialogar. Às vezes, o suposto diálogo não passa de exposição unilateral das frustrações de cada um. Neste sentido, fica claro que, a pessoa frustrada nas suas próprias expectativas, tende a lançar sobre o seu parceiro a sua frustração. Assim, na tentativa de fugir das suas próprias responsabilidades, o casal parte para acusação. O casamento então torna-se um espaço intolerável que desembocará em distanciamento, amargura e, se não houver tratamento, em separação.
Seria pura tolice acreditar que o sucesso do casamento depende do conhecimento prévio. Ninguém conhece devidamente o outro antes de casar. O casamento é feito das coisas simples e significativas que ocorrem na vida diária do casal.
Temos que compreender também que o casamento é um projeto de longo prazo: "até que a morte separe". Portanto, invista todo o seu esforço no sentido de promover a felicidade do seu casamento. Neste sentido, exercícios diários de tolerância associadas a pequenas gotas de carinho e afeto vão fazer toda a diferença. Experimente!

Grande Abraço!

Pr. Ribamar Ericeira