Páginas

Comentários do Facebook

sábado, 14 de janeiro de 2012

CELEBRAÇÃO DO COMPROMISSO

CELEBRAÇÃO DO COMPROMISSO
Pr. Ribamar Sousa
Versículo para memorizar: João 15.14
INTRODUÇÃO
O que é compromisso? Você já fez essa pergunta para você mesmo antes? Acha que tem cumprido os seus compromissos relacionados ao Reino de Deus? A palavra compromisso deriva do termo latim compromissum e refere-se a uma obrigação assumida ou à palavra que dou e tenho a obrigação de honrar. Então, compromisso é uma promessa na qual empenho a minha palavra e a minha honra. É também uma declaração de princípios intimamente associada ao propósito de vida e ao caráter da pessoa.
O Nosso Deus é um Deus de compromisso. Ele está comprometido conosco 24 horas (2 Tm 2.13) e exige que estejamos comprometidos com ele com as coisas Dele também durante as 24 horas. Ele tem uma aliança conosco por meio do seu Filho e promete não quebrar essa aliança. Ele assume o compromisso de nos guiar, nos guardar, nos proteger, nos fortalecer, nos curar e nos suprir em todas as nossas necessidades (Dt 29:10-12; Fp 4.19). Em contrapartida, requer que cada cristão Saiba que o compromisso com Deus tem consigo algumas exigências. Ao tornar-se membro da nossa igreja, você também assume alguns compromissos:
1.Ser submisso à sua liderança, independente das suas opiniões pessoais. Significa prestar contas da sua vida, aceitando ser repreendido e corrigido. Nenhum membro da igreja é independente. Assim, todas as suas decisões são sempre tomadas de comum acordo com a sua liderança. Deixar de agir assim é cometer erro grave, passível de repreensão.
REFLEXÃO: Você aceita ser repreendido e corrigido? Tem prestado conta da sua vida aos seus líderes? Toma decisões seguindo a orientação deles?
2. Ser membro ativo de uma célula. Membros passivos são aqueles que apenas fazem as coisas, mas não cumpre o propósito do coração de Deus. Na nossa igreja, resumimos o propósito em cinco palavras que devem ser seguidas à risca por cada membro da igreja: GANHAR, EDIFICAR, AMAR, SERVIR E ADORAR.
REFLEXÃO: Você é um membro ativo ou passivo? Você tem observado criteriosamente essas cinco palavras? Qual foi a pessoa que você levou a Cristo? Quem você discipulou? Quem você levou ao último Encontro?
3. Sacrificar seus interesses pessoais para participar dos Encontros, dos eventos e dos cursos realizados pela igreja local a fim de cumprir o propósito de edificar o Reino de Deus na Terra.
REFLEXÃO: Você tem feito isso? Justifique sua resposta!
4. Não fazer apenas aquilo que se manda, mas ir além, sabendo que faz, não o faz para homens, mas para o Senhor. Daí a importância de gastar-se pelas coisas do Rei e do Reino. Você tem se deixado gastar pelas coisas do Rei? Ou tem sido um mero fazedor de coisas?
 EXIGÊNCIAS DO COMPROMISSO 
1) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE RENÚNCIA (Lc 14:26,27).
a) Renúncia do Eu (Gl 2.19-20). Não é verdade que a nossa vida muitas vezes está preenchida apenas com nossos conceitos, as nossas coisas e as nossas opiniões pessoais? Você conhece pessoas que estão sempre falando apenas de si mesmas? Pessoas que não renunciaram o “eu” são egoístas. Deus não usa pessoas egoístas.
b) Da carne (Rm 8.5-9). “Carne”, você sabe, refere-se aos desejos pecaminosos da velha natureza – aquela que herdamos de Adão. Pois é, para ser uma pessoa de compromisso é preciso renunciar aos desejos errados da carne que tentam arrastar você para caminhos errados! (ira, sexo, pornografia, etc.)
c) Do pecado. Pecado tem nome. Pecado é tudo aquilo que ofende a Deus e nos afasta dele (Is 59.2). É fazer coisas que a gente sabe claramente que não agradam o coração de Deus: ódio no coração, mentir, omitir a verdade, difamar, prostituir, adulterar, roubar, etc..
d) Dos meus projetos pessoais. Deus quer sempre o melhor para nós Portanto, nossos sonhos e tudo mais que desejarmos ser ou fazer deve ser primeiro submetido a ele por meio da oração. (Jr 29.11; Sl 37.5).
COMPREENDENDO MELHOR AS COISAS
 Renúncia significa abrir mão de si mesmo e das suas coisas em prol do Senhor e das suas coisas!
 Renúncia significa ter consciência de que o Rei e o seu Reino é mais importante do que tudo nesta vida! Deus nos diz: “cuida das minhas coisas que eu cuido das suas.” (Pr. Waldemar de Carvalho)
 Renúncia significa dispor tempo diário para o Pai (Lc 18.1). Se você não tiver o mínimo de disciplina na vida pessoal, acaba não orando!
 Renuncia significa priorizar a Palavra (Josué 1.8). Se a Palavra diz sim, eu também digo sim. Se a Palavra diz não, eu também devo dizer não!
 Renuncia implica em consagração de tudo a Ele. Quem renuncia entende que tudo pertence a Deus: dinheiro, tempo, dons, talentos, tudo! Assim não tem dificuldades para entregar seus dízimos e suas ofertas.
 Quem renuncia busca viver cheio do Espírito Santo (Ef 5:18). Não é carnal, cheio de si. Tem fruto para apresentar (Gálatas 5.22-23).
 Quem renuncia prioriza a comunhão com a igreja local (Rm 12:10,11; Jo 17.21). Longe dos seus relacionamentos na igreja local, fica muito difícil ter uma vida espiritual equilibrada. O propósito de Deus é que você seja disciplinado também em relação aos seus relacionamentos!
REFLEXÃO: Você pode afirmar que já renunciou o seu eu, a carne, o pecado e seus projetos pessoais por causa do compromisso com Jesus? Tente presentear alguém esta semana ainda que seja com uma simples lembrança. Doe algo para alguém, mas sem tentar chamar a atenção para você mesmo.
2) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE DISCIPLINA
Disciplina tem a ver com o mínimo de ordem para se fazer as coisas. Disciplina ter a ver com organizar o tempo, de modo que as coisas do Reino não deixem de ser feitas por causa das nossas! Algumas disciplinas que precisamos desenvolver: Oração, Leitura e meditação Bíblica, estudos, tempo (disciplinar o tempo para cumprir horário), etc.
REFLEXÃO: o que você entende por disciplina na vida cristã? Você tem praticado essas disciplinas? Tem levado a sério seus compromissos?
3) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE PERSEVERANÇA (2 Co 4.8,9)
Perseverar é ser persistente e por longo tempo. Uma pessoa perseverante não abandona as coisas no meio do caminho, não deixar de cuidar da vida espiritual, não abandona os projetos do reino. Uma pessoa perseverante não se deixa vencer pela preguiça, pelo comodismo, pelo desânimo, pelo cansaço. Toda pessoa comprometida é perseverante. Todo perseverante é um vencedor. Você tem sido perseverante nas coisas que edificam sua vida: oração, estudo, celebrações, etc.?
CONCLUSÃO
Deus nos convida a sermos comprometidos com ele e com o seu Reino. Deus nos convida a sermos comprometidos com a visão da igreja local: adorar a Deus com um coração puro, gerar e ganhar pessoas com o objetivo de fazer o Reino de Deus crescer; ajudar a edificar as pessoas que entregam a vida para Jesus e aprendendo a amar e a servir uns aos outros. Nosso compromisso é determinado pelo tamanho do amor que temos Jesus (Jo 15:13). Amar a Jesus não combina com uma fé relaxada e sem motivação. Se tivermos compromisso vamos desejar exercitar os dons que recebemos e seremos pessoas conscientes do nosso chamado (Jo 15:1-4,16; Mt 28:19,20).
REFLITA: Até que ponto você é comprometido com Deus? Justifique sua resposta. Se não tem sido comprometido, que passos você pretende dar para que isso mude?