Páginas

Comentários do Facebook

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Um outro jeito de andar - Pr. Ribamar Sousa

Célula Teen do dia 13/01/2012 - Gálatas 5.16 
INTRODUÇÃO
Andar é se mover. Andar é exercer a vontade de  ir e vir. Andar, portanto, é um ato de liberdade. Seres livres andam, se movimentam. Veja o que diz Paulo sobre a nossa liberdade: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” (Gl 5.1). O que isso significa? Significa que, mesmo tendo sido libertados pelo Senhor, podemos “pisar na bola”, nos fascinar pelo pecado e, novamente tornar-nos escravos dos prazeres do mundo. Aí a vida espiritual desaparece e os desejos e motivações da natureza pecaminosa passam a determinar  nosso jeito de ser. O perigo existe,  e deve ser encarado de frente.

I.    UM MANDAMENTO A SER OBEDECIDO (GL 5.16)
Talvez você já tenha ouvido alguém dizer: “cada um tem o seu jeito de ser e esse é o meu jeito de ser”; ou “eu sou assim mesmo e não adiante ninguém querer me mudar.” Pois é, quando nascemos de novo, passamos por uma completa transformação e o que passa a valer não é mais o nosso jeito de ser, mas o jeito do Espírito! Você já pensou nisso?
 “Andai no Espírito” (ou pelo Espírito) – É um imperativo! É UMA ORDEM. Quem não obedece volta a ser escravo do pecado. Como é que você tem andado? Tem seguido o seu próprio jeito ou as determinações do Espírito Santo no seu espírito?
 Consequências de andar no Espírito (v.16b): “jamais cumprireis as concupiscências da carne.” A expressão “jamais” tem uma ênfase negativa muito forte: significa: não, não e não! É simples: o Espírito Santo guia você e a carne não terá vez “de jeito nenhum”! 
 O que é  concupiscência da carne? São os desejos da nossa alma, ou seja: da nossa velha natureza, que nos arrastam para longe da presença de Deus. Você já se sentiu assim: arrastado pelos desejos da carne?
REFLEXÃO: Qual a solução bíblica para não ser arrastado pelos desejos da carne? Você tem permitido que o Espírito Santo domine a sua vida?

II.  POR QUE DEVEMOS ANDAR NO ESPÍRITO? (V.17)
Por que esse é o único jeito de agradar a Deus! Fomos criados para isso (Efésios 2.10).
Porque em cada pessoa regenerada existe uma luta entre a carne e o espírito. A “carne” luta para não fazermos aquilo que agrada a Deus. Pessoas que não têm essa luta, não são regeneradas. Você tem essa experiência?
 REFLEXÃO: Quem tem vencido na sua vida, a carne ou o espírito?

III.O QUE FAZER PARA VENCER (V.18)
 A resposta é simples: deixar-se guiar pelo espírito! Quem deixa-se guiar pelo espírito, não está sob a lei da carne, não vive sob as ordens da sua natureza carnal!
 Esse andar do qual Paulo fala, é um “andar de modo digno da vocação” (Ef 4.1). É um andar santo! É um andar puro! Quem anda assim afasta-se dos prazeres mundanos (1 João 2.15-17). Você foi chamado para cumprir o propósito de Deus e deve andar de acordo com esse chamado!

CONCLUSÃO:
Você é um filho de Deus ou um filho do Maligno? Leia 1 João e tire suas próprias conclusões. Quem está vivendo em você, é o Senhor ou você mesmo?