Páginas

Comentários do Facebook

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Santidade, um pré-requisito para o mover de Deus - Ageu 2.10-23

SERMÃO PREGADO PELO PASTOR RIBAMAR ERICEIRA EM 05 DE SETEMBRO DE 2010

INTRODUÇÃO: N o cap. 1 de Ageu, a vós profética provoca um avivamento que leva o povo a reconstruir o templo que estava em ruinas. O cap. 2.1-9, fala de do saudosismo e do desânimo e como podemos vencê-los. Hoje veremos que atitude devemos ter para manter o mover de Deus em nós:

I. Dizer não à espiritualidade permissiva (vv. 10-14) – É espiritualidade formal, sem santidade.

1.1. Não basta observar a lei, é preciso integridade – verdade no íntimo (v.12,13). Fazer coisas certas não elimina o mal que está dentro de nós(BLH;BV) – “carne santa” – carne dos sacrifícios que lhes era permitido usar, não tornaria o serviço do santuário mais santo.

· O exemplo do jovem rico – religiosidade é exterior

  1. Servir ao Senhor exige coração puro (vv.14,15). Para Deus o ser – a motivação correta - vem sempre antes do fazer (Is 1.11-16).
  2. Coração errado gera serviço errado e atrai a maldição. Veja o exemplo de Caim. Antes de rejeitar a sua oferta, o próprio Caim já havia sido rejeitado!

1.2. Prestar serviço a Deus sem integridade, tem consequências (vv. 15-19ª) “Ponham o coração (princípios) nisso, senão tudo vai dar errado” (v.15, B.V.) E aí vem a lista de consequências.

1.3. A verdadeira espiritualidade vem acompanhada de santidade prática. O que é isso?

1. É obedecer ao que Deus diz; é abominar o que ele abomina; é amar o que Ele ama; É estar decidido a agradar ao Senhor, seja qual for o sacrifício (Rm 7.22). Significa esforçar-se por viver uma vida mais próxima possível do exemplo de Jesus .

  1. É DESEJAR SER COMO JESUS: (1 Jo 2.6; 1 Pe 2.21)

Jesus foi santo, você desejará ser santo; Jesus foi uma pessoa equilibrada, você também desejará ser.

Ele foi abnegado, você também o será;

2.1. É uma decisão – “Desde este dia”. Que dia?

  1. O Dia em que vocês decidiram acertar o coração e priorizar o meu Reino;
  2. O dia em que vocês decidiram viver em pureza diante de mim;
  3. O dia em que vocês decidiram não mais misturar o mal com o bem

II. Santidade prática é pré-requisito para o desfrute da bênção de Deus (v.19b)

2.1. É uma decisão – “Desde este dia”. Que dia? – É O DIA “D”

  1. O Dia em que vocês decidiram acertar o coração e priorizar o meu Reino;
  2. O dia em que vocês decidiram viver em pureza diante de mim;
  3. O dia em que vocês decidiram não mais misturar o mal com o bem
  4. O Dia em que vocês decidiram acertar o coração e priorizar o meu Reino;
  5. O dia em que vocês decidiram viver em pureza diante de mim;
  6. O dia em que vocês decidiram não mais misturar o mal com o bem
  7. O dia em que vocês decidiram não ser mais ouvintes negligentes;
  8. O dia em que vocês decidiram guardar a minha Palavra!
  9. TOME UM DECISÃO! HOJE É O SEU DIA “D”

2.2. A decisão por retidão atrai a bênção do Senhor (v. 19): “Eu vos abençoarei”!

  1. Haverá abundância! Já não se dirá: não há semente (v.19). A semente é garantia de frutos!
  2. A videira, figueira, a romeira, a oliveira vão produzir! Essas plantas são símbolos da vida espiritual! Falam de alegria, alimento, cura, unção de Deus!

2.3. Santidade prática é garantia de vitória sobre O Adversário (vv.20-23)

  1. “Farei abalar...!” Destruirei carros... Cavalos e cavaleiros – símbolos do poder do exército do Malígno
  2. “Derribarei... Tronos e reinos” – aquilo que aparentemente já está estabelecido como governo

3.4. A santidade prática trará a autoridade de Deus para a nossa vida (v.23)

  1. - “Tomar-te-ei...” És tímido? Deus vai te tomar!
  2. “Servo meu...” –Deus pode te chamar de servo? ELE SABE, POR ISSO ELE CHAMA VOCÊ DE SERVO!
  3. “Porque te escolhi... Te farei um anel de selar” – Símbolo da autoridade Dele! Lembra do filho pródigo? Ele recebeu um anel! (Lc 15) Você é escolhido! A autoridade dele está sobre você (Mc 16.17-18)

CONCLUSÃO:

  1. Deus quer um coração íntegro e uma vida santa, antes que você faça coisas para ele;
  2. Ele não chamou você para fazer coisas; ele chamou você para ser santo e para gerar a vida dele na vida de outros... Ele deseja que você ame o que ele ama; Ele deseja que você seja um imitador de jesus Ele convida você hoje a tomar uma decisão; a decisão de viver para agradar o seu coração. A santidade, atrairá a bênção de Deus sobre a sua vida;
  3. A santidade fará de você uma pessoa destemida e vitoriosa contra os seus inimigos espirituais; eles irão fugir; eles irão cair diante de você, porque você é um servo Ele convida você hoje a tomar uma decisão; a decisão de viver para agradar o seu coração. A santidade, atrairá a bênção de Deus sobre a sua vida;
  4. A santidade fará de você uma pessoa destemida e vitoriosa contra os seus inimigos espirituais; eles irão fugir; eles irão cair diante de você, porque você é um servo amado do coração de Deus; Porque a autoridade de Deus (O seu anel de selar) estará sobre você, Ninguém te poderá resistir.

Seja um cristão vitorioso

Crente no sentido bíblico, é todo aquele que teve seu espírito regenerado pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus (Jo 3.5-9). A esse, o Senhor garante a plena vitória sobre Satanás e sobre todo tipo de espírito maligno.

A Bíblia mostra com muita clareza que Cristo, ao morrer e ressuscitar, derrotou completamente a Satánas (Cl 2.15; Hb 2.14,15) e que o seu triunfo na cruz garante a vitória de cada um de nós (Rm 5.12-19). Mostra-os ainda que foi por meio da Redenção que ficamos legalmente livres de todos os poderes das trevas (Lc 10.17-20; 2 Co 4.4). Neste sentido, podemos afirmar que estamos acima desses poderes e não devemos temê-los.

Bem, mas se queremos ser vitoriosos no dia-a-dia, é imprescindível viver uma vida santificada, livre de todo engano. Aqueles que pretendem ser vitoriosos não podem e não devem ser desobedientes à vontade de Deus (Ef 4.17-32); também não podem ser acusadores, orgulhosos, hipócritas, facciosos, desobedientes aos pais, etc.

Na epístola de Tiago encontramos uma “receita” simples e eficaz na vitória contra Santanás: “Submetei-vos, a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4.7). Paulo, por sua diz que precisamos está vestidos da “armadura de Deus” (Ef 6.10-18).

Em suma, ser vitorioso contra Satanás e seus poderes, depende de uma vida espiritualmente coerente, pautada pela verdade, pela sinceridade, pelo amor. Sem isso, não passamos de religiosos travestidos de “santo” e, consequentemente, derrotados.

Submeta-se a Deus, viva harmonia, não faça nada para sua própria glória e exerça a autoridade que o Senhor lhe deu! Seja um cristão vitorioso!

Grande Abraço!

Pr.Ribamar Sousa