Páginas

Comentários do Facebook

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

VIVENDO PELA FÉ: SUPERANDO OBSTÁCULOS Hebreus 11.1-7

Introdução:

Este assunto é resultante de um sermão pregado nas nossas celebrações de Domingo, cujo objetivo é renovar no coração de cada crente nascido de novo a perspectiva da fé. É gerar motivação correta para viver acima das adversidades, confiando Naquele que é poderoso para fazer mais do que aquilo que imaginamos.

O escritor da Epístola ao hebreus inicia o capítulo 11 dizendo o que é fé: "Firme fundamento das coisas que se esperam e prova das coisas que não se pode ver" (11.1). Logo a seguir – do v.2 ao 42 - fala da importância da fé e como os “heróis da fé” do Antigo testamento se tornaram vencedores por meio do exercício da fé diariamente e nas mais diversas circunstâncias das suas vidas. O texto é também uma exposição detalha sobre a importância da fé na caminhada cristã, que envolve muitas vezes sofrimento e graça de Deus! A questão que se coloca, portanto é: porque a fé é tão importante? Primeiro, porque é por meio dela que agrada-se o coração de Deus. E, um dos objetivos do cristão é exatamente agradar o coração de Deus, sendo fiel aos preceitos ensinados nas Escrituras. Veja que o escritor afirma que "sem fé é impossível agradar a Deus"(11.6). Essa é a primeira verdade a ser assimilada por cada um de nós. A segunda, não menos significativa é: o alvo do cristão não é agradar a si mesmo. Isso nos liberta do orgulho e do egoísmo, ou seja, de uma vida cristã centrada apenas em nossos próprios interesses. Pense bem: você tem experimentado na sua vida diária essa fé que agrada o coração de Deus?

A busca é outro elemento que vai aparecer no contexto de uma fé que vence obstáculos e se projeta para Deus e para os seus interesses. Essa busca, no v. 6, aponta para um desejo forte, intenso que deve brotar de um coração sincero. Sem que haja um desejo forte pelo objeto da nossa busca, que é o próprio Deus, não receberemos nenhuma recompensa. Fica aí uma lição: minha atitude define o nível da minha fé. Reflita: qual o nível da sua intensidade na busca por Deus e pelo seu Reino? Se o nível da sua intensidade for menor do aquele que você se utiliza para torcer pelo seu time predileto, então a sua fé está carente de sentido.

A Bíblia afirma também, em outros textos, como Marcos 9.23 e 2 Coríntios 1.20, que tudo é possível pela fé. Ora, se tudo é possível, então por que não recebemos TUDO que pedimos? Tiago, o irmão do Senhor, na sua Epístola afirma que muitas das nossas corações não são respondidas porque têm motivações erradas no coração. Trata-se orações puramente egoístas voltadas para o nosso próprio deleite.

Paulo, na sua Segunda Carta aos Coríntios mostra-nos que é possível ter certeza de que as promessas do Senhor se cumprirão cabalmente. A fé verdadeira lança fora o medo e a dúvida. A fé que vence tem fundamentos sólidos. Seu fundamento não é humano, mas divino.

De acordo com o ensino de Pedro em sua segunda Epístola (1.4), as promessas de Deus trazem duas bênçãos sobre nós: Primeiro elas nos tornam co-participantes da natureza divina; segundo, elas tem o poder de livrar-nos das paixões que há no mundo. Que coisa maravilhosa! No momento em que você é assediado por paixões erradas, basta olhar para as promessas de Deus e se focar nelas que você irá vencer! Portanto, junte seu grupo, sua turma, as pessoas do se relacionamento e discuta com elas acerca da importância dessas duas bênçãos. Convide seus amigos cristãos, membros da sua família para a agradecer a Deus por suas preciosas promessas.

Nunca esqueça, a fé não é uma "varinha mágica" que irá resolver todos os seus problemas e satisfazer a todos os seus desejos. Não! Mil vezes não! Fé é, sobretudo confiança no caráter imutável de Deus. É a certeza de que os seus cuidados amorosos estarão sobre a sua vida todos os dias e em todas as circunstâncias, mesmo naquelas que não terá condições de compreender.

Que o Senhor te Abençoe!

Pr. Ribamar Ericeira Sousa