Páginas

Comentários do Facebook

quarta-feira, 14 de março de 2012

UMA NOVA LUZ PARA A SUA VIDA

Lucas 18:35-43.
INTRODUÇÃO
Essa é uma história real de um homem que, sendo cego, reconheceu em Jesus a oportunidade para recuperar não apenas a visão, mas a própria dignidade, visto que, naquela época pessoas como estas eram desprezadas pela sociedade e vistas como gente sem nenhum valor. O relato aponta para a vida do homem distanciado de Deus que, segundo a bíblia é considerado uma pessoa “espiritualmente cega” (2 Co 4.4) e distante do Criador (Rm 3.23). Nos mostra também como Jesus pode mudar a vida de todos aqueles que reconhecem a necessidade de ter um encontro com Ele.

I. A INUTILIDADE DO HOMEM CEGO (v. 35)
Do ponto de vista humano esse cego era uma pessoa completamente inútil, vivia de favores, de esmolas, daquilo que mendigava. Como era privado da visão, certamente dependia de outros para se locomover. Viva uma vida de tristeza, pobreza e solidão. Ele vivia na mais completa escuridão. Sem luz, sem dinheiro, sem alegria e sem dignidade. Era um homem infeliz. O cego de Jericó retrata muito bem a situação do homem.:distanciado de Deus, por causa do pecado, vive na escuridão espiritual e não sabe para onde vai.
Só há uma solução para o homem espiritualmente cego: Jesus. Ele é luz do mundo (João 8.12). Ele é tudo quanto você precisa para mudar de vida!

II. A HORA DA MUDANÇA (v. 36-38).
Por incrível que possa parecer, a situação daquele homem lhe proporcionou a oportunidade de experimentar a graça de Jesus Cristo! Mas o cego precisou reconhecer a sua situação de pobreza e de miséria para que experimentasse a mudança. Observe que ao tomar conhecimento que Jesus passava por ali, não perdeu oportunidade e gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”. E Jesus prontamente o ouviu. Sair do seu orgulho e reconhecer que precisa de Jesus para mudar de vida, é a primeira condição para que a transformação aconteça na sua vida. O segundo passo depois deste é aproveitar a oportunidade e Clamar por Ele sabendo que somente ele pode mudar a sua vida. Não Há outro caminho (Jo 14.6). Não há outro meio de salvação (Atos 4.12)
Ele resolveu lançar-se em total dependência aos pés do Senhor Jesus.
Porém, alguns na multidão não viram com bons olhos a sua atitude.

III. A OPOSIÇÃO AO CLAMOR DO CEGO (v.39)
Observe que, entendo que Jesus estava ali e que não podia desperdiçar a oportunidade, ele lançou-se em completa dependência aos pés de Jesus. Ele começou a clamar mais e mais. Mas, para muitos, a atitude do cego não foi vista com bons olhos. O cego, porém, não se importou com a opinião das pessoas e continuou a clamar, até que Jesus se voltou para ele. E você, tem se importado com a opinião das pessoas? É interessante quando notamos que a atitude do cego incomodou aqueles que seguiam com Jesus. As pessoas o mandaram calar a boca. Talvez pensassem consigo: "O Mestre é um homem ocupado e não deve ser incomodado por um mendigo maltrapilho", ou talvez: "O Mestre não pode perder tempo com um simples mendigo cego". Assim eles o ordenavam que ficasse quieto.
Ele clamou tanto que mesmo em meio ao alvoroço da multidão Jesus o ouviu. Aquele homem estava para experimentar algo que o deixaria totalmente realizado. Ainda hoje é assim, em meio aos bilhões de pessoas se você clamar a Jesus Ele ouvirá o seu clamor. Ele sempre terá tempo para você!

IV. FRENTE A FRENTE COM JESUS (v.40-42)
Lemos que Jesus parou sua caminhada e mandou que o cego fosse trazido à sua presença. Então em meio a tantas pessoas o cego conseguiu a atenção do Mestre. Por um momento Jesus ignora a multidão e dá toda a sua atenção àquele homem.
Jesus lhe faz uma pergunta crucial: "O que você quer que eu lhe faça?" Então o cego responde de forma direta: "Senhor, eu quero ver". Jesus, notando a total dependência daquele homem nele satisfaz o sue pedido e milagrosamente faz com que ele recupere a visão.
Agora ele podia ver o rosto das pessoas, os pássaros, as nuvens no céu, o sol, as flores, as arvores etc., etc. Que maravilha! A fé daquele homem o levou a experimentar tamanha benção na sua vida.
Então ele passou a seguir a Jesus e a glorificar a Deus. Não só ele, mas também todo o povo que havia visto o milagre, a transformação ocorrida naquele homem.

VI. CONCLUSÃO
Talvez você esteja pensando: "O que é que eu tenho a ver com ser pobre de espírito e com este cego?"
Como vimos, toda pessoa, segundo a Bíblia, é espiritualmente cega. A diferença deste tipo de cegueira espiritual para a cegueira física é que esta é facilmente admitida. Um cego não diz que não é cego, mas muitos que estão cegos espiritualmente jamais admitem estar cegos. Você sabe por quê? Porque por causa do orgulho espiritual. Por isso, a pessoa não se volta para Jesus como uma pessoa necessitada. Essas pessoas acham que são boas, não se reconhecem como pecadores perdidos diante de Deus.
E você, como acha que irá mudar a sua condição diante de Deus?

REFLITA:
Você já chegou à conclusão de que é espiritualmente cego e que precisa desesperadamente de Jesus para que ele lhe dê a visão? Está cansado de viver uma vida de tropeços e escuridão? Não agüenta mais o estado da sua vida? Então, volte-se para Jesus, clame por ele e receba dele hoje mesmo a cura e a salvação!

Precisa de oração? Quer ver uma mudança sobrenatural acontecer na sua vida?
Ligue para nós ou deixe um recado na nossa página no Facebook. 
Jesus tem uma solução para você.
[98] 3247 5499 | 8737 7742 | fb/igrejaoperaria