Páginas

Comentários do Facebook

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Quatro coisas pequenas...e sábias!!

!
Claunísio A. Carvalho em 03 de Outubro de 2010

“Estas quatro coisas são das menores da terra; porém bem providas de sabedoria: As FORMIGAS não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida; Os COELHOS são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha; Os GAFANHOTOS não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem; A ARANHA se pendura com as mãos, e está no palácio dos reis” (Pv 30.24-28). Deus escolhe as coisas pequenas e as usa para confundir as grandes, para que ninguém se glorie. Leia 1 Co 1.27-28.

ALGUMAS LIÇÕES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER!

1.ª Lição – A LIÇÃO DA FORMIGA

“As FORMIGAS não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida” (v.25). Já imaginou se a formiga não se preparasse para enfrentar o inverno? Ih! Com certeza seria destruída pela força da chuva! Todos nós temos “fraquezas” que de vez em quando nos causam problemas: inconstância, falta de disciplina, desânimo, mentira, temperamento explosivo,orgulho, sexo, apego excessivo ao trabalho, a coisas, a dinheiro, etc. Qual a sua fraqueza? Como poderá vencê-la, de acordo com o exemplo acima?

v PREVIDÊNCIA / PREPARO – Pv 6.6 (quando precisamos conversar com a formiga); Gn 41 (Fome/fartura no Egito); Jz 6.11 (Gieão se prepara); 1 Pe 3.15.Prepare-se para enfrentar as suas fraquezas! Use a agenda, se for o caso. Mude o número do telefone, se for necessário. Abandone por um tempo a internet. Deixe de ir a determinados lugares. Experimente passar um tempo sem fazer compras a prazo. Se a sua fraqueza for a sua “língua”, experimente durante uma semana não passar nada adiante que seja negativo acerca do outro. Que tipo de atitude preventiva você pretende tomar a fim de vencer as suas próprias fraquezas?

v DISCERNIMENTO DO TEMPO – Mt 16.1-4; Ef 5.16; Cl 4.5. Aquele que admite ser “fraco” em alguma area da vida, precisa discernir as circunstâncias que o cercam diariamente. Precisa enxergar o mal antes que ele chegue. Você tem procurado perceber as tentações que lhe cercam diariamente? O Que tem feito para superá-las?

v ALIMENTAÇÃO FARTA NO TEMPO DE FOME – Jó 5.20; Is 58.11. O cristão que conhece as suas fraquezas, deve procurar abastecer-se espiritualmente todos os dias. Exercitar-se diariamente através da leitura da bíblia e da oração, ser freqüente à reunião da célula e às celebrações de domingo são maneiras de você se abastecer-se para ter fartura quando a luta aparecer. O que você tem feito para ter o seu espírito abastecido? Tem estudado a Bíblia e orado com regularidade? Tem sido assíduo reuniões da célula e às celebrações de domingo?

2.ª Lição – A LIÇÃO DOS COELHOS

“Os COELHOS são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha” (v.26). Cristo é a Rocha na qual a nossa vida toda deve estar edificada!

v RECONHECIMENTO DA INSUFICIÊNCIA E DOS PERIGOS – Pv 27.12 dia que devemos fugir do mal; Em 2 Co 3.5 vemos que a nossa suficiência vem de Deus. Em 1 Pe 5.8 vemos que os perigos estão por todos os lados. O Diabo cerca como leão faminto.

v Deus a a fonte da nossa segurança: Sl 18.31; 27.1-3; 46.1-10; 61.2; 1 Sm 17 (Exemplo de Davi x Golias).

v Ele é nosso lugar de DESCANSO – Sl 4.8 . 33. Nele podemos ter um sono tranqüilo: Sl 91.1-2.

v RFLEXÃO: Todos somos, de algum modo, frágeis, em uma ou outra área da vida. Muitos cristãos baseiam sua vida espiritual apenas nos seus sentimentos, por isso vivem fraquejantes e desanimados. O Vencedor edifica sua vida em Cristo. Assim, quando vem a dificuldade ele não é vencido. Em que você tem edificado a sua vida espiritual?

3.ª Lição – A LIÇÃO DOS GAFANHOTOS

“Os GAFANHOTOS não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem” (v.27).

v INICIATIVA é DE TODOS – At 2.42-47 (todos se ajudam). Você sente-se incluído nesse “todos”, ou só faz o que lhe mandam fazer?

v SENSO DE INTERDEPENDÊNCIA – 1 Co 12.12-27 (um corpo e muitos membros, unidos, dependentes uns dos outros); Fp 2.3-4 (fraternidade). O aconteceria conosco como igreja, se esse princípio fosse seguido por cada membro?

v ORGANIZAÇÃO E COMUNHÃO – Joel 2.4-10 (exército de gafanhotos extremente organizado e poderoso); Fp 4.2 (pensar em concordância); 1 Jo 1.7 (comunhão uns com os outros). Você tem praticado o que é ensinado na sua igreja? Você tem andado em concordância e comunhão com a visão e prática da sua igreja? Justifique sua resposta.

4.ª Lição – A LIÇÃO DA ARANHA

“A ARANHA se pendura com as mãos, e está no palácio dos reis” (v.28).

v HUMILDADE / CONSCIÊNCIA DA PEQUENEZ – Mc 10.42-45; 1 Tm 1.15.

v NÃO SE EXPÕE / “NÃO QUER APARECER” – Mt 6.5; 23.25-28 (crítica ao farisaísmo das aparências); Mt 10.16 (simplicidade da pomba).

v TEM LUGAR DE HONRA NO REINO - Tg 4.10; 1 Pe 5.7; Sl 113.7-8 (Deus ergue do pó o desvalido e o faz assentar-se com os príncipes).

v REFLEXÃO: O que significa para você ser “pequeno”, mas habitar o Palácio do Rei? O que mais lhe chamou a atenção na lição da aranha? Por que? Que aplicação você faz para a sua vida? Há alguma postura que você precisa mudar?



Do jeito que o Diabo gosta!


Cristãos verdadeiros amam a Bíblia, andam com a Bíblia, lêem a Bíblia, praticam a Bíblia!Falando nisso, leve a sua Bíblia para o discipulado, para célula e para as Celebrações, você vai precisar!

Uma dica muito importante para você que decidiu não fazer as coisas do jeito que o Diabo gosta: não permita que pessoas irreverentes e sem compromisso com Deus, conversem com você durante as Celebrações ou usem o celular! Se houver alguém assim do seu lado, mude para outro lugar. Não permita que os demônios perturbadores de culto façam você ficar conversando ou andando durante a ministração da Palavra. Quando você faz isso, os demônios aplaudem você! Imagine você sendo aplaudido pelo Diabo! Imagine os “demoniozinhos” freneticamente comentando entre si: “você viu, nós conseguimos, ele (ou ela) saiu pior do que entrou: não orou, não adorou a Deus, não ouviu a pregação e ainda tirou atenção de outros! Vamos levar essa boa notícia para o nosso Chefe, ele vai gostar muito!”

Na hora do louvor, não seja indiferente. Não deixe que a sua mente se disperse. Para uma melhor concentração, feche os seus olhos e posicione-se diante de Deus como um verdadeiro adorador. Responda às convocações daqueles que estão ministrando. Ore no seu espírito durante o louvor. Não permita que Satanás roube de você o prazer de adorar ao seu Deus!

A irreverência nasceu no coração do Diabo. Ele nunca se submeteu a Deus e quer que os filhos de Deus também façam o mesmo! Lembre-se, o irreverente é um falso adorador que faz as coisas exatamente do jeitinho que o Diabo gosta!

Pr. Ribamar Sousa