Liderar
pessoas não é uma tarefa fácil, o exercício da liderança requer do líder
autocontrole e senso de justiça para enfrentar situações ou dificuldades que
virão.
O líder
precisa ter a capacidade de amar as pessoas, analisar as situações com uma
visão humanizada, respeitar as limitações de seus liderados e ter o desejo de
contribuir com o crescimento dos mesmos.
Alguns
líderes confundem seus papéis e ao invés de formarem pessoas querem
simplesmente dar ordens a elas tornando-se chefe e não líder.
O chefe não
se empenha em ajudar os seus liderados, sua principal meta é dar ordens para
que o trabalho seja realizado, geralmente fazem questão de deixar bem claro
para todos quem é que manda.
O chefe não
ajuda no crescimento dos seus liderados, pois temem que esses cresçam mais do
que ele e que possam tomar sua posição de liderança. O Chefe geralmente não
compartilha suas descobertas e conhecimentos adquiridos, é egoísta e procura o
seu próprio reconhecimento e não o da sua equipe.
O chefe
enxerga o hoje o líder enxerga o amanhã, a visão do chefe é limitada a visão do
líder é muito mais ampla o líder lança a semente e aguarda pacientemente a hora
da colheita.
O líder ao
contrário do chefe trabalha o presente preparando o futuro, tem como meta
ajudar os liderados a se tornarem líderes ou a realizarem seus objetivos. O
líder eficaz é aquele que passa despercebido aos olhos da sua equipe ou
instituição, ele consegue desenvolver tão bem seus liderados que em sua
ausência as tarefas continuam sendo realizadas conforme o programado.
Liderar é
formar pessoas, torná-las aptas para a realização dos objetivos, o líder
genuíno é aquele que inspira e ajuda as pessoas.
O líder excelente compartilha tudo o que sabe
com os seus liderados, não teme ser substituído, esse líder está sempre
disposto a ensinar, motivar e acompanhar. O sucesso do líder é visto no
crescimento de seus liderados, o líder não é mesquinho, dominador e deve fugir
do egoísmo.