Páginas

Comentários do Facebook

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

INSTRUI A CRIANÇA NO CAMINHO

COMO A CRIANÇA APRENDE?

Parece uma pergunta boba essa, não é mesmo? De certo modo, sim, pois a maioria dos educadores já tem a resposta. Muito já se falou sobre isso. Mas chamo a atenção para os pequenos detalhes, que muitas vezes nos passam despercebidos.

Você parou para refletir acerca de como a criança observa o mundo e como ela vai construindo valores e conceitos que lhe servirão para o resto da vida? Equivocamo-nos ao imaginar que ela irá internalizar somente a instrução que lhe é dada formalmente, quer seja em casa, na escola ou na igreja em ocasiões especialmente separadas para esse fim. Mas, como é do conhecimento de todos, as coisas não funcionam bem assim.

A criança, ao contrário do que se pensa, está o tempo todo interagindo com o meio e absorvendo informações que irão fazer parte de forma definitiva do seu caráter. Vários são os elementos aparentemente inofensivos que irão contribuir para esse fim: amigos, conversar de adultos, a mídia de modo geral, etc. O próprio modo de vida dos pais e educadores será absorvido pelos pequenos de modo surpreendente sem que estes se dêem conta disso.

COMO ATRAIR A ATENÇÃO DA CRIANÇA

Há uma forte competição para ver que conseguirá alcançar o coração da criança. Talvez seja por isso que a Bíblia recomenda: “Instrui a criança no caminho que deve andar e até quando crescer não se desviará dele”. Ou seja, se a criança for conquistada pela Palavra ela prosseguirá em temor ao Senhor por toda a vida.

Bem, mas como dissemos, há uma competição acirrada pela atenção da criança e aquele que usar a linguagem mais adequada ao seu universo infantil será o vencedor. A criança certamente será atraída por uma mensagem multicolorida, com músicas atrativas e seres super poderosos e engraçados. Tudo isso acompanhado de muita adrenalina e de muita ação.

A que conclusão chegamos? Que aquele que melhor mesclar situações formais com a diversidade informal do dia a dia recheando tudo isso de criatividade e bom humor, ganhará o coração da criança.