Páginas

Comentários do Facebook

terça-feira, 27 de julho de 2010

PERFIL DE UM VALENTE DE DEUS I

O capítulo 23 do segundo livro de Samuel contém o registro das últimas palavras de Davi e a saga dos seus"homens valentes" quando Davi, ameaçado e perserguido pelo poderoso rei Saul decidiu esconder-se numa caverna, a famosa "Caverna de Adulão". Os versículos 11 e 12 falam do valente de um homem valente chamado Sama, que em meio à crise ali instalada, assumiu posição diante dos poderosos guerreiros filisteus. Sama era um guerreiro como outro qualquer, mas com uma postura de fé diferenciada.
Em primeiro lugar, vemos esse homem firmando posição exatamente enquanto os outros estão fugindo, deixando o seu posto. Diante do quadro assustador que estava diante dos seus olhos, ele poderia ter seguido a multidão, mas ele não o fez. Deve ter imaginado "um valente de Deus não é um Maria-vai-com-as-outras.". Sama ainda poderia ter considerado a batalha como perdida, pois ficara só diante do exército inimigo. Entretanto, ele entende que a fé supera todos os obstáculos e, na força do Senhor, firma bem a sua posição de luta, reveste-se das "armas da fé' e segue em frente.
Esse homem de Deus, tão pouco conhecido é um belo exemplo para os cristãos desanimados e desencorajados. Ele não se esconde por trás das falsas desculpas para deixar de lutar. Ele é um homem de coração consagrado, convicto da ação poderosa de Deus em favor daqueles que a Ele se entregam inteiramente. Um valente de Deus não foge, pois ele sabe que o Comandante dos Exécitos do Senhor segue à frente; o valente de Deus sabe que tem que lutar, mas sobretudo, que a luta não é sua, é do Senhor!