Páginas

Comentários do Facebook

sábado, 29 de janeiro de 2011

O propósito de Deus para as mulheres (Lucas 8.1-3)


Cilene Sousa

Introdução: Ao longo da história tem havido dificuldades em se compreender e aceitar o propósito de Deus para a mulher. O machismo, o feminismo e outras idéias distorcidas colaboraram para isso. Para Deus não há nacionalidade, condição social, raça ou sexo, quando se trata da nossa posição em Cristo. Somos todos filhos de Deus pela fé em Cristo. Todos temos um chamado: o chamado para servir. Portanto, Deus tem um encargo, para cada mulher no seu reino, de acordo com suas habilidades. O Texto destaca três mulheres que serviam a Jesus com o máximo de devoção e empenho: Maria Madalena, Joana e Suzana. Destaca-se aí três marcas de mulheres que vivem os propósitos do Reino de Deus de formar correra e significativa:

1. São mulheres marcadas pela lealdade a Jesus (v.2). Maria Madalena, antes de conhecer a jesus era escrava de demônios. Deve ter procurado a muitos recursos em busca de libertação: família, medicina, exorcistas, banhos, rituais religiosos (Mateus 12.27), nada funcionou, chegando a ser possuída por sete demônios (Mt 12.43-45). Mas foi liberta por Jesus. A partir desse momento só pensava em servi-lo e ser leal a ele. Foi leal a Jesus na sua vida (Lc 8.1), na sua morte (Mateus 27.55-56; 28.1) e na sua ressurreição (Marcos 16.9-10). Rememore alguns feitos do Senhor na sua vida e responda: você tem sido leal a ele na mesma medida? Tem servido a Ele com lealdade e devoção? O que você tem feito para ver o reino de Deus se expandir?

2. São mulheres marcadas pelo desprendimento e disponibilidade (v.3). Tomemos o exemplo de Joana. Pouco que se sabe sobre ela. Sabe-se que ela era mulher de Cuza – procurador de Herodes. Seu esposo era uma espécie de administrador e da extrema confiança do rei. Era uma mulher de prestígio e de influência na sociedade da época. Era também uma mulher rica que compreendeu o que significa ser “servo”. Observe que ela servia ao Senhor com os seus bens. Não há necessidade de ser rico para servir ao Senhor com aquilo que temos. Basta colocar-nos à sua disposição! Talentos, tempo, bens materiais e tudo mais em nós devem ser colocados à disposição do Senhor sem reservas! Onde está o seu “tesouro aí está o seu coração!”. Se Jesus é o seu tesouro, sua prioridade também será ele e as coisas dele! Seu estilo de vida demonstra onde está o seu coração! Você tem colocado seus bens à disposição do Senhor? Você se considera uma pessoa desprendida e disponível para o serviço do Reino? Lembre-se: desprendimento e disponibilidade é o que ele espera de você!

3. São mulheres marcadas pela submissão a Jesus. A outra mulher digna de nota no texto é Suzana. Seu nome significa “lírio”. O que há de mais belo no lírio é a sua flor, considerada uma das mais belas da natureza e de inigualável perfume. Outro fato, porém, chama a nossa atenção: quanto mais desabrochada estiver a flor, mais o caule se inclina. Bem, não há elementos bíblicos suficiente para se traçar um perfil de Suzana, mas sabemos que ela serviu fielmente a Jesus. Era, certamente, uma mulher submissa ao Senhor e, assim como o lírio, sua vida esteve sempre inclinada para Ele! Qualquer mulher que deseje cumprir o propósito de Deus e ter um lugar significativo no Reino de Deus precisa exercitar todos os dias a disciplina da submissão a Cristo, à sua Palavra e à sua autoridade! Submissão é um princípio fundamental da mulher vencedora (Tiago 4.7). Sua vida tem sido marcada pela submissão a Jesus?

CONCLUSÃO: Você que, de algum modo foi tocada e transformada pelo Senhor, tem o santo dever de ser leal a ele, de serví-lo sem reservas e de ter uma vida marcada pela submissão. Esse é o caminho uma cristã abundante e vitoriosa!