Páginas

Comentários do Facebook

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Casamento: maravilhoso ou frustrante?

O casamento é, sem dúvida, o mais gratificante e o mais difícil de todos os relacionamentos. Prá saber mesmo, só casando. Teve início quando Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei um adjutora." (Genesis 2.18).
Bem, embora seja uma criação divina, sabe-se que não há casamentos perfeitos. A razão disso é muito simples; somos todos seres imperfeitos. Assim, não há quem consiga satisfazer plenamente às necessidades de outra pessoa. As diferenças são muitas: genéticas, culturais, ambientais, emocionais, valores, gostos, objetivos, e por aí vai. A lista é quase infinita.
A mulher quer proteção, apreciação, atenção, gentileza. Além disso, quer liberdade e autonomia. Intuitivamente, porém, ela busca um homem que não ceda a todos os seus impulsos e que seja sábio o suficiente para estabelecer os limites necessários a uma boa convivência.
Para a mulher, pequenos atos de afeição e elogio têm grande significado. Ela anela ter os seus valores reconhecidos pelo marido, mesmo que aparentemente sejam infantis ou irrelevantes. Ela necessita que o marido lhe transmita segurança. Ela também precisa sentir-se feminina e sobretudo, percebida como a sua amante exclusiva a quem é dirigida inteira atenção e carinho. Ao homem, na maioria das vezes, séxo é o bastante. A mulher quer afeição sem séxo. Séxo para ela precisa ser resultante da relação afetiva construída pelo marido. De outro modo, ela sentir-se-á frustrada. Além disso, o marido precisa demonstrar interesse pelas coisas que dizem respeito ao universo feminino, sem acusá-la de ser ilógica ou irracional. Sem essa devida atenção a mulher poderá sentir-se frustrada e afrontada e partir para a agressão verbal, tudo para chamar a atenção para ela.
Ufa! Tudo isso? - Você deve estar se questionando. Qual deve ser o "caminho" para o entendimento e a bom convivência? A resposta bíblica é: "Seja pronto para ouvir e tardio para falar" (Tg 1.19). Ouvir sem discutir as minúcias de cada coisa é a solução!
O homem também tem suas necessidades. Ele também tem suas necessidades. Ele também quer sentir-se cuidado, compreendido e valorizado. A força da sua personalidade deve ser sempre ressaltada pela esposa. Seu trabalho precisa ser reconhecido e elogiado. O trabalho é uma extensão da sua personalidade. Ele funciona melhor quando a esposa o convence com gentileza. Ele precisa sentir-se no comando. Qualquer pressão só desenvolverá nele mais dureza e resistência. Ele pode achar que a sua masculinidade está sendo ameaçada!
A conclusão a que se chega é que não existe compatibilidade total entre marido e mulher, nem incompatibilidade tal que não possa ser superada! Cada um deve respeitar as diferenças um do outro e exercitar o diálogo e o cuidado mútuos. Agindo assim, seremos mais que vencedores também no casamento!

Pr. Ribamar Ericeira Sousa e Cilene Sousa