Páginas

Comentários do Facebook

sábado, 8 de outubro de 2011

AUTO-MAGEM: APRENDENDO A GOSTAR DE SI MESMO Pr. Ribamar (Texto adaptado para grupos pequenos)


Texto Bíblico básico: Juízes 6,7; Salmo 139.1-11

Uma fábula nos conta que, certa vez, numa carpintaria, houve uma estranha assembléia. Foi uma reunião das ferramentas para acertar suas diferenças. O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando. O Martelo aceitou a sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, pois ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito. Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com as nossas qualidades e com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e nos concentremos em nossos pontos fortes e positivos.

Você já ouviu falar na palavra auto-estima? Trata-se da opinião que cada um tem acerca de si mesmo. É a forma como você se vê. Quando temos uma opinião certa e positiva acerca de nós mesmos podemos fazer com que as coisas aparentemente difíceis se tornem fáceis. Muita coisa deixamos de fazer, até mesmo na escola, por acharmos que não somos capazes ou por imaginar que vamos ser criticados por alguém. Pois é, isso tem a ver com a auto-estima. Mas, preste bem atenção: nem podemos achar que não somos capazes e nem podemos pensar que podemos fazer e tudo e que não precisamos de ninguém, pois nos tornar pessoas orgulhosas e isso é muito ruim.

A Bíblia fala de auto-estima.

Em 6 e 7 temos a história de um jovem chamado Gideão. Ele viveu numa época bastante difícil quando seu povo estava sendo oprimido pelos midianitas que roubavam suas plantações e o seu gado. Por causa disso eles viviam escondendo. Certo dia Gideão estava escondido num lugar fechado, tremendo de medo dos midianitas, malhando o trigo num tanque que era usado para pisar uvas. De repente surgiu à sua frente um Anjo. Foi aquele espanto!

- Bom dia garoto valente, disse o anjo. Trago boas notícias: Deus está com você!

- Não acredito, disse. Se Deus está comigo por que tudo isso está acontecendo conosco? Estamos sozinhos. Deus nos abandonou. Sabe, quando a nossa auto-estima não está legal, perdemos a coragem. Parece que tudo dá errado. Parece os outros são capazes de vencer e nós não.

O Anjo insistiu: Nada disso garoto. Você é valente e vai vencer esses inimigos!

- Você não sabe, disse Gideão. Sou um pobre e coitado. Minha família é a menor de todas. Você já falou assim prá você mesmo, não é?

- Deus não se engana Garoto, disse o anjo. Ele mandou te dizer que você vai vencer os midianitas porque ele está com você. Você é muito importante para Ele!

Você sabia que você é muito importante para Deus? Você sabia que foi por amar muito você que Deus, o Pai, enviou Jesus para dar a sua vida por você?

Para convencer Gideão ainda mais, o anjo estendeu pegou uma vara e estendeu. No mesmo instante saiu fogo que queimou o pão e carne que Gideão havia preparado! Que espanto!

Mesmo assim o garoto Gideão não se convenceu e resolveu pedir um sinal a Deus: Colocou um pedaço de lã no lugar onde malhava o trigo e disse: “Se amanha o orvalho tiver molhado somente a lã e tudo ao redor dela estiver sequinho, acreditarei que Foi o Senhor que falou comigo!” Aconteceu exatamente como ele Pediu. Mas mesmo assim ele não se convenceu. E pediu que no dia seguinte acontecesse o contrário: a lã ficasse seca e o chão molhado. E não que aconteceu exatamente como ele pediu? Aí, Gideão se convenceu de uma vez que Deus estava falando com ele. O Nome Gideão significa “Poderoso guerreiro”, só que ele não gostava de si mesmo e não acreditava que algum dia seria alguém importante na vida. Mas Deus queria mudar a vida de Gudião. Foi aí que Deus o chamou para lutar contra os midianitas.

Os midianitas tinham um exército com 135 mil soldados. Empolgado com a idéia de lutar Gideão reuniu 32 mil soldados para lutar contra eles, mas Deus disse para ele que não precisava tudo isso. Ai Deus disse: Leve todos ao rio. “Separe os que lamberem a água com a língua, como os cachorros dos que se ajoelharem para beber.” Apenas 300 foram os espertos que lamberam a água. Pronto: com gideão eram apenas 301 soldados contra 135 mil midianitas. Era um soldado israelita para 450 midianitas! Parece um absurdo,não é mesmo? Mas Deus disse: “É apenas com esses trezentos que eu darei a vitória a vocês!” E foi isso que aconteceu. Ele eles nem precisaram lutar. Deus ordenou que eles cercassem o acampamento dos midianitas tocasse uma corneta de chifre de carneiro e um jarro que levavam nas mãos e gritassem: Pelo Deus eterno e por Gideão! Quando isso foi feito o exército dos midianitas entrou em pânico e fugiram! Daí os israelitas desfrutaram 40 anos de paz.

Sem dúvida, permitir que Deus agisse na sua vida, depender inteiramente de Deus e aprender a gostar de si mesmo foi o grande segredo da vitória de Gideão!

REFLEXÃO:

1. O que significa auto-imagem?

2. Gosta de você mesmo ou há algo em você que você não gosta? Por que?

3. O que você acha de Deus ter escolhido um garoto amedrontado e que não confiava em si mesmo para ser um guerreiro vencedor?

4. Você acredita que pode ser também um vencedor como foi Gideão? Como você acha que isso pode acontecer?

Nenhum comentário: