Páginas

Comentários do Facebook

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

VIVENDO PELA FÉ: SUPERANDO OBSTÁCULOS Hebreus 11.1-7

Introdução:

Este assunto é resultante de um sermão pregado nas nossas celebrações de Domingo, cujo objetivo é renovar no coração de cada crente nascido de novo a perspectiva da fé. É gerar motivação correta para viver acima das adversidades, confiando Naquele que é poderoso para fazer mais do que aquilo que imaginamos.

O escritor da Epístola ao hebreus inicia o capítulo 11 dizendo o que é fé: "Firme fundamento das coisas que se esperam e prova das coisas que não se pode ver" (11.1). Logo a seguir – do v.2 ao 42 - fala da importância da fé e como os “heróis da fé” do Antigo testamento se tornaram vencedores por meio do exercício da fé diariamente e nas mais diversas circunstâncias das suas vidas. O texto é também uma exposição detalha sobre a importância da fé na caminhada cristã, que envolve muitas vezes sofrimento e graça de Deus! A questão que se coloca, portanto é: porque a fé é tão importante? Primeiro, porque é por meio dela que agrada-se o coração de Deus. E, um dos objetivos do cristão é exatamente agradar o coração de Deus, sendo fiel aos preceitos ensinados nas Escrituras. Veja que o escritor afirma que "sem fé é impossível agradar a Deus"(11.6). Essa é a primeira verdade a ser assimilada por cada um de nós. A segunda, não menos significativa é: o alvo do cristão não é agradar a si mesmo. Isso nos liberta do orgulho e do egoísmo, ou seja, de uma vida cristã centrada apenas em nossos próprios interesses. Pense bem: você tem experimentado na sua vida diária essa fé que agrada o coração de Deus?

A busca é outro elemento que vai aparecer no contexto de uma fé que vence obstáculos e se projeta para Deus e para os seus interesses. Essa busca, no v. 6, aponta para um desejo forte, intenso que deve brotar de um coração sincero. Sem que haja um desejo forte pelo objeto da nossa busca, que é o próprio Deus, não receberemos nenhuma recompensa. Fica aí uma lição: minha atitude define o nível da minha fé. Reflita: qual o nível da sua intensidade na busca por Deus e pelo seu Reino? Se o nível da sua intensidade for menor do aquele que você se utiliza para torcer pelo seu time predileto, então a sua fé está carente de sentido.

A Bíblia afirma também, em outros textos, como Marcos 9.23 e 2 Coríntios 1.20, que tudo é possível pela fé. Ora, se tudo é possível, então por que não recebemos TUDO que pedimos? Tiago, o irmão do Senhor, na sua Epístola afirma que muitas das nossas corações não são respondidas porque têm motivações erradas no coração. Trata-se orações puramente egoístas voltadas para o nosso próprio deleite.

Paulo, na sua Segunda Carta aos Coríntios mostra-nos que é possível ter certeza de que as promessas do Senhor se cumprirão cabalmente. A fé verdadeira lança fora o medo e a dúvida. A fé que vence tem fundamentos sólidos. Seu fundamento não é humano, mas divino.

De acordo com o ensino de Pedro em sua segunda Epístola (1.4), as promessas de Deus trazem duas bênçãos sobre nós: Primeiro elas nos tornam co-participantes da natureza divina; segundo, elas tem o poder de livrar-nos das paixões que há no mundo. Que coisa maravilhosa! No momento em que você é assediado por paixões erradas, basta olhar para as promessas de Deus e se focar nelas que você irá vencer! Portanto, junte seu grupo, sua turma, as pessoas do se relacionamento e discuta com elas acerca da importância dessas duas bênçãos. Convide seus amigos cristãos, membros da sua família para a agradecer a Deus por suas preciosas promessas.

Nunca esqueça, a fé não é uma "varinha mágica" que irá resolver todos os seus problemas e satisfazer a todos os seus desejos. Não! Mil vezes não! Fé é, sobretudo confiança no caráter imutável de Deus. É a certeza de que os seus cuidados amorosos estarão sobre a sua vida todos os dias e em todas as circunstâncias, mesmo naquelas que não terá condições de compreender.

Que o Senhor te Abençoe!

Pr. Ribamar Ericeira Sousa

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ANTENADO NA ESTAÇÃO DO CRIADOR: 2 cO 5.17

Você é uma nova criatura pela fé, passou a ter sua vida ligada a Jesus. Mas, como manter a vida ligada à ele todos os dias? Hoje estaremos estudando sobre oração. Apesar de falarmos muito sobre esse assunto, poucos são os que oram de verdade. Veremos brevemente os seguintes tópicos: 1. O que é oração? 2. Por que devemos orar? Orar em nome de quem? Como deve orar para que obtenha resposta? Fique ligado!

O QUE É ORAÇÃO? A Bíblia não nos dá uma definição de oração, mas podemos afirmar que orar é falar com Deus, seja em pensamento ou em palavras; seja particularmente, seja em público. Por meio da oração adoramos a Deus, confessamos pecados, agradecemos, intercedemos por nós e pelos outros. A oração move a mão de Deus em nosso favor e gera fervor e paixão em nosso coração.

Alguns têm vergonha de orar em público, e aí usam as seguintes desculpas: 1.Eu não sei orar bonito 2.Tenho medo de me dar um branco na hora 3. Eu não sei o que dizer, 4. Tem gente que ora melhor do que eu.

REFLITA: Você tem vergonha de orar na frente dos outros? Faz sentido a gente não orar em público só por vergonha do que os outros possam pensar?

POR QUE DEVO ORAR? Veremos alguns motivos para se manter plugado por meio da oração:

1. Para confessar os seus pecados (Salmo 51). Observe e responda:

a. O que Davi está pedindo no v.1?

b. Que expressão ele usa para pedir perdão? (v.2)

c. Depois de confessar seus pecados o que Davi pede? (v.10)

2. Para adorar e agradecer (Salmo 103). Adorar é reconhecer a Deus como Soberano e curvar-se diante Dele em louvor e admiração!

a. Como o salmista desejou adorar a Deus? (v.1)

b. Quais os atributos de Deus são reconhecidos pelo salmista? (v.8)

REFLITA: Quais outros atributos divinos você pode lembrar agora? Libere palavra de adoração citando esses atributos.

3. Pedir (Salmo 25). Leia o Salmo e destaque os pedidos feitos pelo salmista. Quando você estiver se sentindo sozinho e triste, conte a Deus o que está sentindo. Ele vai entender você e irá trazer consolo ao seu coração!

REFLITA: E aí, vai encarar essa de orar ou não vai? Acha que a vida funciona sem oração? Somos uma igreja em células e temos oração de terça a sábado no prédio. Aparece lá! Você pode também ter uma agenda pessoal de oração com um momento diário só para você e Deus!

4. Oração deve ser em nome de Jesus (João 14.13,14). Jesus é o Mediador entre nós e o Pai. “Em nome de Jesus”, não é uma frase mágica que basta mencionar e pronto. Não! O que temos aí é um princípio a ser seguido: só por meio de Jesus nós podemos nos apresentar diante do Pai.

5. A sua oração deve estar de acordo com a vontade de Deus (1 Jo 5.14). O que esse texto nos ensina?

a. É a minha vontade ou a Dele? Leia Tiago 4.3 e responda: por que Deus não responde a algumas orações?

b. Leia João 15.7 e responda: qual o meio de termos as nossas orações respondidas? Permanecer em Jesus é estar disposto a submeter-se à sua vontade, custe o que custar! Os seus ensinos devem guiar tudo que sinto, penso e faço! O que você e eu precisamos fazer para permanecer em Jesus e Ele em nós?

CONCLUSÃO: Deus só responde a orações daqueles que andam em retidão diante dele e cujo coração está disposto a obedecer-lhe em tudo!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Quatro coisas pequenas...e sábias!!

!
Claunísio A. Carvalho em 03 de Outubro de 2010

“Estas quatro coisas são das menores da terra; porém bem providas de sabedoria: As FORMIGAS não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida; Os COELHOS são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha; Os GAFANHOTOS não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem; A ARANHA se pendura com as mãos, e está no palácio dos reis” (Pv 30.24-28). Deus escolhe as coisas pequenas e as usa para confundir as grandes, para que ninguém se glorie. Leia 1 Co 1.27-28.

ALGUMAS LIÇÕES QUE NÃO PODEMOS ESQUECER!

1.ª Lição – A LIÇÃO DA FORMIGA

“As FORMIGAS não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida” (v.25). Já imaginou se a formiga não se preparasse para enfrentar o inverno? Ih! Com certeza seria destruída pela força da chuva! Todos nós temos “fraquezas” que de vez em quando nos causam problemas: inconstância, falta de disciplina, desânimo, mentira, temperamento explosivo,orgulho, sexo, apego excessivo ao trabalho, a coisas, a dinheiro, etc. Qual a sua fraqueza? Como poderá vencê-la, de acordo com o exemplo acima?

v PREVIDÊNCIA / PREPARO – Pv 6.6 (quando precisamos conversar com a formiga); Gn 41 (Fome/fartura no Egito); Jz 6.11 (Gieão se prepara); 1 Pe 3.15.Prepare-se para enfrentar as suas fraquezas! Use a agenda, se for o caso. Mude o número do telefone, se for necessário. Abandone por um tempo a internet. Deixe de ir a determinados lugares. Experimente passar um tempo sem fazer compras a prazo. Se a sua fraqueza for a sua “língua”, experimente durante uma semana não passar nada adiante que seja negativo acerca do outro. Que tipo de atitude preventiva você pretende tomar a fim de vencer as suas próprias fraquezas?

v DISCERNIMENTO DO TEMPO – Mt 16.1-4; Ef 5.16; Cl 4.5. Aquele que admite ser “fraco” em alguma area da vida, precisa discernir as circunstâncias que o cercam diariamente. Precisa enxergar o mal antes que ele chegue. Você tem procurado perceber as tentações que lhe cercam diariamente? O Que tem feito para superá-las?

v ALIMENTAÇÃO FARTA NO TEMPO DE FOME – Jó 5.20; Is 58.11. O cristão que conhece as suas fraquezas, deve procurar abastecer-se espiritualmente todos os dias. Exercitar-se diariamente através da leitura da bíblia e da oração, ser freqüente à reunião da célula e às celebrações de domingo são maneiras de você se abastecer-se para ter fartura quando a luta aparecer. O que você tem feito para ter o seu espírito abastecido? Tem estudado a Bíblia e orado com regularidade? Tem sido assíduo reuniões da célula e às celebrações de domingo?

2.ª Lição – A LIÇÃO DOS COELHOS

“Os COELHOS são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha” (v.26). Cristo é a Rocha na qual a nossa vida toda deve estar edificada!

v RECONHECIMENTO DA INSUFICIÊNCIA E DOS PERIGOS – Pv 27.12 dia que devemos fugir do mal; Em 2 Co 3.5 vemos que a nossa suficiência vem de Deus. Em 1 Pe 5.8 vemos que os perigos estão por todos os lados. O Diabo cerca como leão faminto.

v Deus a a fonte da nossa segurança: Sl 18.31; 27.1-3; 46.1-10; 61.2; 1 Sm 17 (Exemplo de Davi x Golias).

v Ele é nosso lugar de DESCANSO – Sl 4.8 . 33. Nele podemos ter um sono tranqüilo: Sl 91.1-2.

v RFLEXÃO: Todos somos, de algum modo, frágeis, em uma ou outra área da vida. Muitos cristãos baseiam sua vida espiritual apenas nos seus sentimentos, por isso vivem fraquejantes e desanimados. O Vencedor edifica sua vida em Cristo. Assim, quando vem a dificuldade ele não é vencido. Em que você tem edificado a sua vida espiritual?

3.ª Lição – A LIÇÃO DOS GAFANHOTOS

“Os GAFANHOTOS não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem” (v.27).

v INICIATIVA é DE TODOS – At 2.42-47 (todos se ajudam). Você sente-se incluído nesse “todos”, ou só faz o que lhe mandam fazer?

v SENSO DE INTERDEPENDÊNCIA – 1 Co 12.12-27 (um corpo e muitos membros, unidos, dependentes uns dos outros); Fp 2.3-4 (fraternidade). O aconteceria conosco como igreja, se esse princípio fosse seguido por cada membro?

v ORGANIZAÇÃO E COMUNHÃO – Joel 2.4-10 (exército de gafanhotos extremente organizado e poderoso); Fp 4.2 (pensar em concordância); 1 Jo 1.7 (comunhão uns com os outros). Você tem praticado o que é ensinado na sua igreja? Você tem andado em concordância e comunhão com a visão e prática da sua igreja? Justifique sua resposta.

4.ª Lição – A LIÇÃO DA ARANHA

“A ARANHA se pendura com as mãos, e está no palácio dos reis” (v.28).

v HUMILDADE / CONSCIÊNCIA DA PEQUENEZ – Mc 10.42-45; 1 Tm 1.15.

v NÃO SE EXPÕE / “NÃO QUER APARECER” – Mt 6.5; 23.25-28 (crítica ao farisaísmo das aparências); Mt 10.16 (simplicidade da pomba).

v TEM LUGAR DE HONRA NO REINO - Tg 4.10; 1 Pe 5.7; Sl 113.7-8 (Deus ergue do pó o desvalido e o faz assentar-se com os príncipes).

v REFLEXÃO: O que significa para você ser “pequeno”, mas habitar o Palácio do Rei? O que mais lhe chamou a atenção na lição da aranha? Por que? Que aplicação você faz para a sua vida? Há alguma postura que você precisa mudar?



Do jeito que o Diabo gosta!


Cristãos verdadeiros amam a Bíblia, andam com a Bíblia, lêem a Bíblia, praticam a Bíblia!Falando nisso, leve a sua Bíblia para o discipulado, para célula e para as Celebrações, você vai precisar!

Uma dica muito importante para você que decidiu não fazer as coisas do jeito que o Diabo gosta: não permita que pessoas irreverentes e sem compromisso com Deus, conversem com você durante as Celebrações ou usem o celular! Se houver alguém assim do seu lado, mude para outro lugar. Não permita que os demônios perturbadores de culto façam você ficar conversando ou andando durante a ministração da Palavra. Quando você faz isso, os demônios aplaudem você! Imagine você sendo aplaudido pelo Diabo! Imagine os “demoniozinhos” freneticamente comentando entre si: “você viu, nós conseguimos, ele (ou ela) saiu pior do que entrou: não orou, não adorou a Deus, não ouviu a pregação e ainda tirou atenção de outros! Vamos levar essa boa notícia para o nosso Chefe, ele vai gostar muito!”

Na hora do louvor, não seja indiferente. Não deixe que a sua mente se disperse. Para uma melhor concentração, feche os seus olhos e posicione-se diante de Deus como um verdadeiro adorador. Responda às convocações daqueles que estão ministrando. Ore no seu espírito durante o louvor. Não permita que Satanás roube de você o prazer de adorar ao seu Deus!

A irreverência nasceu no coração do Diabo. Ele nunca se submeteu a Deus e quer que os filhos de Deus também façam o mesmo! Lembre-se, o irreverente é um falso adorador que faz as coisas exatamente do jeitinho que o Diabo gosta!

Pr. Ribamar Sousa