Páginas

Comentários do Facebook

quinta-feira, 29 de julho de 2010

UM VALENTE DE DEUS II

Retomando a nossa reflexão, vemos ainda no texto de 2 Samuel 23.11,12, que um valente de Deus é alguém que se sobrepõe aos escombros da derrota. É a partir desses escombros que ele vence. Veja que o povo fugira e que, para a maioria, a derrota já era algo concreto. É nesse cenário que surge o nosso homem valente, Sama, um "ilustre desconhecido" que decidiu confiar inteiramente no Senhor. Observe os verbos presentes no v. 12: "defende", "fere". É um homem de atitude; é um homem de obras e não somente de fé.
Certos cristãos, diante de uma crise, desanimam, se entregam, deixam suas posições e passam a viver sem propósito. Aprenda com Sama: não desista! Saiba que seu Deus é maior que todos os obstáculos que se põem à sua frente; honre com fé a posição na qual ele colocou você!
Sama também não se importou em lutar por algo aparentemente insignificante. Veja que o que havia ali era apenas um campo de lentilhas, mas Sama viu mais que isso. Ele entendeu que eram "lentilhas de Deus!". Ele percebeu aquilo que a multidão não conseguiu perceber. Ele tinha visão espiritual (hb 11.23-27). O s valores do Reino Deus estão acima de quaisquer valores e não devem ser negociados! Faça como Sama: Não se entregue. Não negocie os valores do Reino. Lembre da Palavra de Deus: "Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida".
Deus te abençoe ricamente!

terça-feira, 27 de julho de 2010

PERFIL DE UM VALENTE DE DEUS I

O capítulo 23 do segundo livro de Samuel contém o registro das últimas palavras de Davi e a saga dos seus"homens valentes" quando Davi, ameaçado e perserguido pelo poderoso rei Saul decidiu esconder-se numa caverna, a famosa "Caverna de Adulão". Os versículos 11 e 12 falam do valente de um homem valente chamado Sama, que em meio à crise ali instalada, assumiu posição diante dos poderosos guerreiros filisteus. Sama era um guerreiro como outro qualquer, mas com uma postura de fé diferenciada.
Em primeiro lugar, vemos esse homem firmando posição exatamente enquanto os outros estão fugindo, deixando o seu posto. Diante do quadro assustador que estava diante dos seus olhos, ele poderia ter seguido a multidão, mas ele não o fez. Deve ter imaginado "um valente de Deus não é um Maria-vai-com-as-outras.". Sama ainda poderia ter considerado a batalha como perdida, pois ficara só diante do exército inimigo. Entretanto, ele entende que a fé supera todos os obstáculos e, na força do Senhor, firma bem a sua posição de luta, reveste-se das "armas da fé' e segue em frente.
Esse homem de Deus, tão pouco conhecido é um belo exemplo para os cristãos desanimados e desencorajados. Ele não se esconde por trás das falsas desculpas para deixar de lutar. Ele é um homem de coração consagrado, convicto da ação poderosa de Deus em favor daqueles que a Ele se entregam inteiramente. Um valente de Deus não foge, pois ele sabe que o Comandante dos Exécitos do Senhor segue à frente; o valente de Deus sabe que tem que lutar, mas sobretudo, que a luta não é sua, é do Senhor!

sábado, 24 de julho de 2010

Uma igreja de vencedores

Ap 3.7-13

Normalmente, ser fraco não é sinônimo de uma pessoa vitoriosa. Então, por que o Senhor considera a Igreja de Filadélfia como vencedora, se Ele mesmo afirma: “conheço tuas obras, sei que tens pouca força”? A resposta é simples: ela não somente reconhece que, por si mesma não pode vencer, mas guarda a Palavra no coração e a põe em prática. Essa é uma igreja fiel que não nega o nome do Senhor.

Ser fraco, portanto, não significa ser derrotado. Os fracos que assim se reconhecem e dependem da graça do Senhor, esses são considerados fortes.

Ser fraco no sentido apresentado pelo texto também não é justificativa para ceder às tentações do pecado. Os fracos são os vencedores. Os vencedores são os fiéis; são os comprometidos com O Rei e com as coisas do Reino; vencedores são os que não negam o nome do Senhor por nada. Vencedores honram ao Senhor acima de tudo!

Veja a nossa declaração de propósito: “Nosso propósito é ser uma igreja de vencedores, que adora ao Senhor, ganha, edifica, ama e serve às pessoas, por meio de células que se multiplicam, pelo menos uma vez ao Ano”.

Temos uma missão, seguimos uma visão, obedecemos a um propósito. Assim conquistaremos a nossa geração para Cristo! Você está disposto?

Grande Abraço!

Pr. Ribamar Sousa